Clínica Geral

28/07/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:52

Dor lombar: Veja quais são as causas e tratamentos

A dor lombar pode ter muitas causas e seus sintomas atrapalham o dia a dia de qualquer um.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A maioria dos adultos passa o dia todo andando, sentado ou de pé. Essas atitudes causam uma sobrecarga em músculos, ligamentos e discos intervertebrais, levando à dor lombar. A falta de condicionamento físico, consequência das facilidades da vida moderna, provoca fraqueza muscular e má postura. O problema pode dificultar atividades rotineiras, além de afetar a disposição e o humor.

Entenda a coluna lombar

A coluna lombar é uma estrutura complexa que conecta a parte superior do corpo (incluindo peito e braços) com a parte inferior (incluindo pélvis e pernas). Esta parte importante da coluna proporciona mobilidade, que permite movimentos como girar e curvar, e força, que permite ficar em pé, andar e carregar.

O funcionamento adequado desta parte do corpo é necessário para quase todas as ações do dia a dia. A dor nessa região pode restringir as atividades de uma pessoa e reduzir sua capacidade de trabalho e a qualidade de vida.

Os discos intervertebrais, que ficam entre os ossos da coluna e são responsáveis pela nossa mobilidade, tendem a se desintegrar conforme a idade vai chegando, o que diminui a capacidade de absorção de impacto que a sua lombar tinha quando você era criança.

dor-lombar
A dor lombar pode ocorrer apenas em uma certa posição . Foto: Shutterstock

Os sintomas da dor na região lombar da coluna incluem: dor na parte de trás das pernas, rigidez e limitação de mobilidade. A dor pode ser contínua ou ocorrer apenas em uma certa posição e pode ser local ou migrar para as nádegas e parte de trás das coxas.

A distensão lombar normalmente não produz dor abaixo do joelho, na panturrilha ou no pé, porém formigamento ou dormência nessas regiões podem indicar uma hérnia de disco ou um nervo comprimido, nesses casos o médico deve ser consultado.

Causas da dor lombar

Suas causas são muitas, entretanto há diversas formas eficazes de tratamento. Algumas das causas da dor lombar: a má postura, sedentarismo, excesso de peso, os movimentos executados diariamente de forma incorreta, a gravidez, o estresse e as doenças (artrite, osteoartrose da coluna e osteofitose).

Algumas vezes, o incômodo se irradia para as pernas com ou sem dormência. No entanto, o primeiro passo para aliviar a dor lombar é identificar sua causa e iniciar o tratamento no estágio inicial do problema.

Tratamentos para dor lombar

Uma dica para evitar o problema é fazer intervalos e procurar se deitar quando possível. Também ajudam a eliminar as causas e os sintomas da dor lombar métodos como a acupuntura e a osteopatia e exercícios, como o pilates, acompanhado de um instrutor.

Além disso, para eliminar completamente a dor lombar, é muito importante fazer alongamentos, exercícios para a lombar e para o abdômen, sempre orientados por um fisioterapeuta. É ideal fazer exercícios específicos para aumentar a força de sustentação lombar. Isso inclui exercícios para o centro de força, ou seja, abdômen, períneo e diafragma.

Quanto ao alongamento, ele deve ser feito em vários momentos do dia e não somente antes dos exercícios. Afinal jardinagem, atividades domésticas e carregar objetos pesados também são causas da dor lombar.

Alongue sua lombar antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Existem alongamentos simples que diminuem a tensão e preparam sua lombar para o dia seguinte, como abraçar as pernas enquanto está deitado. É importante também agendar uma consulta com um médico especialista no assunto.

Tire todas as suas dúvidas com o médico mais famoso do Brasil

Achou o texto interessante? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.

TAGS
dor lombar
causas da dor
tratamento da dor

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ