Clínica Geral

23/05/2015 02:12 - Atualizado em 23/11/2016 07:50

Dor de cabeça e obstrução nasal podem indicar rinossinusite

Rinossinusite pode ser evitada com alimentação saudável, hidratação diária e higiene dos ambientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A chegada das estações mais frias é motivo suficiente para desencadear doenças respiratórias, entre elas, a rinossinusite. A combinação de temperaturas baixas, ambientes fechados e ar seco pode causar a inflamação nos seios paranasais, cavidades ocas nos ossos do crânio em torno do nariz e atrás dos olhos.

Apesar de possuir sintomas próprios, como dor facial, perda de apetite, coriza clara e obstrução nasal, a rinossinusite pode ser confundida com um resfriado. Fique atento às causas, sintomas e tratamentos e saiba identificar o problema.

rinossinusite

Como surge a rinossinusite

Existem casos de inflamações causadas por vírus, bactérias ou fungos que causam edema na mucosa nasal e obstruem os seios paranasais. Alergias também podem dar origem a um episódio de rinossinusite.

Quem possui desvio de septo também está propenso a desenvolver a rinossinusite. O septo nasal é a estrutura que divide o nariz nas duas narinas. Seu desvio pode obstruir a drenagem e dificultar o fluxo de ar.

Há ainda alguns agentes no ambiente que podem precipitar alergia e levar à rinossinusite, como poeira, poluição do ar, mofo, pelos de animais e fumaça de cigarro.

Sintomas e diagnóstico da rinossinusite

- Pressão ou dor facial

- Redução ou perda do olfato

- Dor de ouvido

- Dores no maxilar superior e dentes

- Tosse, com piora à noite

- Garganta inflamada

- Mau hálito

- Fadiga ou irritabilidade

- Náusea

Nas crianças, os sintomas registrados entre os dois e três primeiros dias da condição incluem obstrução nasal, dor de garganta, espirros, coriza clara e falta de apetite. São frequentemente associados com febre.

Um clínico geral ou otorrinolaringologista pode atender pessoas com sintomas de rinossinusite. Um exame de endoscopia nasal é indicado para qualquer paciente que tenha queixas relacionadas.

Em alguns casos, exames laboratoriais são solicitados para pacientes com suspeita de alergias, fibrose cística (acúmulo de secreções densas nos pulmões, no aparelho digestivo e em outras áreas do corpo) e deficiências imunes.

Conheça 4 opções de tratamento

Lembre-se que, para um tratamento eficaz, deve ser consultado um profissional da saúde que avaliará o seu caso. Confira as principais alternativas de enfrentamento da rinossinusite:

Solução salina

Mistura de água e sal ajuda a dissolver as secreções nasais. Você pode inalar ou pingá-la em seu nariz. O ideal é misturar uma colher de chá de sal para cada litro de água.

Corticoides nasais

Sprays nasais, como fluticasona, budesonida, triamcinolona, mometasona e beclometasona, ajudam a tratar a inflamação.

Corticosteroides orais ou injetáveis

São medicamentos como a prednisona e a metilprednisolona, mas somente podem ser utilizados para tratar sintomas graves.

Antibióticos

São necessários se você estiver com uma infecção bacteriana. Sempre converse com seu médico.

rinossinusite

Veja 5 dicas de prevenção

Tenha uma alimentação saudável

Inclua proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais na sua alimentação para fortalecer a imunidade.

Evite o jejum

Sem comida, o organismo passa a trabalhar em estado de alerta, priorizando a manutenção das funções vitais, o que pode tornar secundário e ineficiente o combate à infecção.

Beba água

Consuma cerca de dois litros de água por dia para permitir uma boa hidratação das mucosas nasais.

Aposte na higiene

Mofo, pelos de animais, insetos, ácaros e poeira no ambiente devem ser cuidadosamente eliminados.

Evite cheiros fortes

Velas, sprays aromatizadores e essências possuem fragrâncias que irritam as vias aéreas e podem desencadear crises respiratórias.

Que tal seguir essas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças respiratórias
inverno
obstrução nasal
dor de cabeça

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ