Clínica Geral

06/03/2015 03:14 - Atualizado em 03/12/2016 04:23

Doenças do coração alteram funcionamento do organismo

Doenças do coração dão sinais na região do tórax e nas extremidades corporais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito comuns em pessoas idosas, obesas ou sedentárias, as doenças do coração colocam em risco a saúde e a vida de quem sofre delas. Quando o coração não bombeia sangue suficiente ou de maneira correta para o corpo, todos os órgãos são prejudicados. E o corpo dá sinais de que algo não está funcionando direito. Conheça os sintomas das principais doenças cardíacas.

Principais doenças do coração

São chamadas de doenças do coração todas as complicações que afetam qualquer um dos componentes da estrutura cardíaca. Seja nas válvulas ou na velocidade do bombeamento, qualquer tipo de alteração pode ser resultado de uma doença cardíaca. Além de prejudicarem a saúde e o bem-estar, essas doenças colocam a vida das pessoas em risco.

doencas do coracao

As doenças arteriais coronarianas fazem parte da lista de doenças do coração que mais atingem as pessoas. A mais conhecida delas é o infarto. Ele acontece quando as artérias que levam o sangue para o miocárdio estão obstruídas. Essa interrupção na passagem de sangue impede que o músculo seja irrigado por um tempo.

Alterações nas válvulas cardíacas também são doenças do coração. O órgão possui válvulas responsáveis por facilitar a entrada do sangue e impedir que ele volte. Elas também obrigam o sangue oxigenado a sair do coração. Quando uma dessas válvulas não funciona, alguma parte do corpo fica sem circulação ou o coração fica sem sangue para bombear.

As arritmias cardíacas são o tipo mais comum dessas doenças. Elas se configuram pela alteração na frequência dos batimentos cardíacos. Eles podem ficar mais lentos ou muito acelerados. É comum que, após situações de grande esforço, o coração bata mais rapidamente, mas isso não pode acontecer em condições de repouso ou de baixa exigência cardiovascular.

Sintomas das doenças do coração

Como o coração é o principal órgão do corpo humano, é natural que ele dê sinais quando algo não está funcionando corretamente. Geralmente, esse sintomas são físicos e surgem na região do tórax e nas extremidades do corpo, principalmente nas mãos e nas pernas. Tonturas e desmaios também podem ser resultado do funcionamento insuficiente desse órgão.

Dores na região torácica são o alerta mais comum para as doenças do coração. Elas também causam maior impacto nas pessoas e fazem com que elas procurem o médico. Uma dor intensa que se prolongue por mais de 20 minutos pode indicar obstrução das artérias e falta de irrigação do miocárdio, ou seja, um infarto. É preciso procurar ajuda médica imediatamente.

Sentir-se cansado ao realizar atividades simples, como subir uma escada, é normal para obesos, idosos ou sedentários, mas a falta de fôlego e a dificuldade para respirar não são comuns. Isso pode ser um alerta de insuficiência cardíaca, quando o coração não bombeia sangue suficiente para oxigenar o corpo todo e não consegue coletar o ar nos pulmões.

Dores nas pernas podem ser sintomas de doença arterial periférica. A dor surge mesmo que a pessoa não tenha realizado esforço excessivo. Quem possui essa doença corre mais risco de sofrer um AVC. Se você perceber que as pontas dos seus dedos das mãos e dos pés estão arroxeadas, é importante procura rum médico.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
coração
doenças cardíacas
causas
sintomas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ