Clínica Geral

17/11/2014 10:00 - Atualizado em 03/06/2016 01:53

Doenças de verão podem ser prevenidas com cuidados básicos

Hidratação constante é uma preocupação necessária para evitar as doenças de verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem viaja nas férias para a praia deve ficar atento para as chamadas doenças de verão, aquelas enfermidades associadas ao calor e a locais com falta de estrutura sanitária. Então que tal ver dicas para prevenir qualquer mal-estar no período mais aguardado do ano?

4 doenças de verão

Com o calor na praia, muitas pessoas passam horas sob o sol forte, consomem alimentos vendidos na rua e deixam de beber tanta água, apostando em bebidas alcoolicas como forma de se refrescar. Essas atitudes podem ter consequências desastrosas para a saúde e acarretar diarreia, dores de cabeça, vômitos e outros sintomas.

doencas-de-verao

Descubra quatro doenças de verão e como elas podem ser prevenidas:

Desidratação

Uma das doenças de verão mais vistas em crianças. Acontece quando você transpira demais e deixa de consumir líquidos. Os sintomas são sede, boca seca e olhos ressecados. Para evitar, leve sempre consigo uma garrafinha de água. Beba pelo menos 200 ml a cada 30 minutos.

Insolação

A insolação acontece quando você fica durante muitas horas exposto ao sol. Além de queimaduras, a pessoa sente falta de ar, dor de cabeça, enjoos, tontura, sensação de corpo quente e pele seca. Assim que sentir os sintomas, vá ao médico.

Intoxicação alimentar

Quem adora milho, churrasquinho e caipirinha na beira de praia pode enfrentar esse problema. A intoxicação alimentar acontece quando a conservação e higiene dos alimentos não é adequada. Os sintomas são diarreia, enjoos, vômitos, febre, dores de cabeça e até desidratação.

Micoses

A micose é uma das doenças de verão mais comuns. Com o contato direto com a areia e a água, a nossa pele fica úmida, o que pode ajudar a proliferação de fungos. Eles causam manchas, escamação e coceira. Assim que sentir os sintomas, vá a um médico dermatologista.

Como prevenir as doenças de verão?

Confira as dicas:

- Beba sempre 2 litros de água por dia. Não substitua a água por sucos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Essa é uma dica importante para quem deseja fugir das doenças de verão. A água é capaz de prevenir enfermidades e manter o organismo com saúde plena.

- Ao tomar banho, deixe a água morna ou fria. Nunca tome banho quente, pois ele prejudica a pele e pode causar mal estar.

- Dê preferência para alimentos saudáveis, como verduras, legumes e frutas. Escolha também alimentos ricos em fibra, como os carboidratos integrais.

- Deixe de lado alimentos gordurosos como pastéis, hamburgueres e batatas fritas.

- Ao acordar, passe protetor solar fator 30 em todo o seu corpo. No rosto, o protetor pode ser ainda mais potente. Se você estiver no sol, aplique novamente a cada duas horas. A cada banho de mar, também.

- Não fique no sol entre as 10 horas da manhã e 4 horas da tarde. Isso evitará que você tenha insolação.

- Lave todos os alimentos que você for consumir in natura, como frutas e verduras.

- Use chapéu e óculos de sol sempre que for sair de casa.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
verão
doenças
saúde
praia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ