Clínica Geral

28/01/2015 11:41 - Atualizado em 07/12/2016 11:56

Doença do carrapato: Veja como prevenir o contágio

A febre maculosa, ou doença do carrapato, causa dores e pode levar à morte.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conhecida também como febre maculosa brasileira, a doença do carrapato é transmitida por esse aracnídeo, quando infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Se a patologia atinge a circulação, causa a vasculite (infecção nos vasos sanguíneos). Os sintomas aparecem, em geral, sete dias após a contaminação.

doenca do carrapato

Como é transmitida a doença do carrapato?

O carrapato hematófago (que se alimenta de sangue) é geralmente encontrado em animais como cavalos, bois, capivaras e até mesmo nos domésticos, como o cão e algumas aves.

Para que a se contraia a doença do carrapato, é necessário que o aracnídeo infectado tenha ficado no mínimo quatro horas fixado no corpo da pessoa. Essa é a única forma de contágio, já que essa doença não é transmitida entre humanos.

Sintomas da doença

Na maior parte dos casos, os sintomas aparecem em uma semana, mas podem surgir em um período entre dois e 14 dias depois da contaminação. Causa febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, falta de apetite e apatia. Em seguida, a pele apresenta manchas avermelhadas e com uma textura saliente.

As manchas podem ter uma pequena pinta, semelhante a uma picada de inseto. O diferencial da doença do carrapato em comparação com doenças como sarampo e rubéola é que as lesões na pele também se manifestam na planta dos pés e na palma da mão.

Para a doença ser detectada, é feito um exame específico, o RIFI (Reação de Imunofluorescência Indireta). Como o resultado costuma demorar, comunicar o órgão de vigilância epidemiológica local e iniciar o tratamento é o mais indicado.

O comunicado é importante porque, se há uma pessoa contaminada, a chance de haver outras é bastante grande. O início imediato do tratamento é fundamental, pois a doença do carrapato, se não for tratada, pode causar a morte.

A febre maculosa tem cura, se o tratamento começar nos primeiros três dias. Em geral é feito com antibióticos, durando de dez a 14 dias.

As complicações caso o tratamento seja demorado são muitas e bastante graves. A doença do carrapato atinge os rins, os pulmões, o sistema nervoso e os vasos sanguíneos até levar à morte.

Como prevenir a doença do carrapato

Ainda não há vacina contra a doença. Portanto, apenas a prevenção pode evitar a contaminação.

Se estiver em uma região na qual exista carrapatos, verifique seu corpo sempre que puder. De preferência, de três em três horas. Isso porque, pra que a doença se instale, é necessário que o animal fique preso à pele por no mínimo quatro horas.

As vestimentas são importantes para ajudar na prevenção. Roupas claras ajudam a identificar o pequeno aracnídeo escuro. Usar botas de cano alto e calças por dentro das meias também pode evitar que ele se instale na pele.

Caso apareça qualquer sintoma, procure um médico. Os sintomas podem apontar para algum outro tipo de infecção, mas apenas o médico pode dar início a um tratamento contra a febre maculosa e salvar a vida do paciente. O diagnóstico precoce é essencial.

Gostou das dicas de saúde? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doenças
contágio
prevenção
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ