Clínica Geral

29/09/2014 04:42 - Atualizado em 07/12/2016 06:29

Doação de sangue: 8 perguntas e respostas sobre o procedimento

Quer ajudar o próximo? A doação de sangue é um gesto altruísta e que pode salvar vidas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sangue é de extrema importância para o funcionamento do corpo. Pessoas que sofrem acidentes, podem precisar ir no hospital para repor o sangue perdido. É por isso que é fundamental realizar a doação de sangue de forma regular.

Hospitais frequentemente realizam campanhas para mobilizar a doação de sangue. Caso você tenha interesse de doar para o hospital próximo da sua cidade ou mesmo em um hemocentro, preste atenção às perguntas e respostas sobre o tema.

doacao-de-sangue

Perguntas e respostas sobre a doação de sangue

1. Menores de 18 anos pode realizar a doação de sangue?

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode realizar a doação de sangue. Porém se a idade for inferior aos 18 anos, será necessário a apresentação de um formulário assinado pelos pais ou responsáveis autorizando a doação por parte do menor.

2. Existe um peso mínimo para doar sangue?

Pessoas com menos de 50kg não podem realizar a doação de sangue. O procedimento é realizado conforme o peso do doador. Em homens é retirado 9ml por quilo de peso e nas mulheres 8ml/kg. Como a bolsa em que o sangue fica armazenado é feita para receber um mínimo de 450ml, pessoas com menos de 50 kg não podem doar.

3. Pessoas com diabetes podem doar sangue?

Diabéticos considerados “insulino-dependentes” não podem doar o seu sangue. Esses pacientes frequentemente possuem alterações no seu sistema cardiovascular. Em decorrência da doação, quem possui diabetes pode vir a ter complicações.

4. Qual é o intervalo que devo respeitar entre as doações?

Para que o corpo esteja totalmente apto novamente, deve-se esperar 8 semanas no caso dos homens e 12 semanas para as mulheres. É o período necessário para repor as hemácias, volume de plasma, glóbulos vermelhos e a quantidade ideal de ferro.

5. Há riscos quanto ao equipamento usado para a coleta?

Todos os equipamentos usados na coleta de sangue são totalmente seguros. São descartáveis e esterilizados. Ou seja, se você for doar sangue, não correrá o risco de contrair qualquer doença durante o procedimento.

6. Posso fazer sexo após doar sangue?

Não existe qualquer contraindicação quanto a isso.

7. Pessoas com tatuagem e piercing podem doar?

Pessoas com maquiagem definitiva, tatuagem e piercing podem doar sangue, só precisam ficar atentos aos períodos. Confira:

- Maquiagem definitiva e tatuagem: podem doar sangue após 1 ano da sua realização.

- Piercing se feito em um local inapropriado: após 1 ano da sua realização.

- Piercing feito em um local apropriado e com material descartável: após 6 meses da sua realização.

- Piercing vaginal: poderá realizar a doação apenas 1 ano após a sua retirada.

8. A doação de sangue dá direito à folga no trabalho?

A pessoa que for realizar a doação tem direito a um dia de folga. Mas é necessário comprovar o procedimento, de acordo com o Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho).

Doação de sangue salva vidas

Doar sangue é um gesto altruísta e que pode salvar muitas vidas. Se você estiver apto para a doação, deve repetir o gesto sempre que possível. Os hospitais precisam de sangue, e os pacientes certamente serão eternamente gratos.

E aí, gostou da ideia? Deixe seu relato e curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sangue
doação de sangue
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ