Clínica Geral

25/09/2015 06:00 - Atualizado em 07/11/2016 01:00

Doação de órgãos é vida! Saiba tudo sobre a importância do ato e como fazer

Para comemorar o Dia Nacional de Doação de órgãos, em 27 de setembro, a ABTO promove campanhas importantes no mês de setembro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um ato singelo, que merece sua atenção. Em 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos, data proposta para conscientizar todos com a importância do projeto. Mesmo com várias campanhas sobre o assunto, a doação de órgãos ainda é um tabu para muita gente.

Como posso doar?

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, basta avisar a família que deseja doar. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar documentada. Quando a pessoa não avisa, a família fica em dúvida. A única restrição é não ter tido algum tipo de doença que possa contaminar o doador.

 

O que as pessoas pensam sobre doação?

Vale ressaltar a rejeição a doações por falta de informações. Para a ABTO, muitas pessoas não têm medo de doar, mas sentem falta de notícias que levem a proposta de fato. Vale a dica!

 

Número de doações no Brasil

Mas como ficam os números de doações no país? Conforme a ABTO, pela primeira vez desde 2007 há diminuição na taxa de potenciais doadores, de doadores efetivos e no número de transplantes de rim, fígado e pâncreas, em relação ao ano anterior. Hoje no Brasil, 32 mil pessoas esperam por um transplante no Brasil. A estatística mostra a fila de espera da seguinte forma:

- Por rim: 19249

- Por fígado: 1448

- Por coração: 235

- Por pulmão: 201

- Por pâncreas: 20

Vale enfatizar os números de transplante entre janeiro e junho desse ano:

- Rim: 2664

- Fígado: 835

- Coração: 1758

- Pulmão: 41

- Pâncreas: 55

 

Segundo ABTO, o Sistema Único de Saúde continua realizando a maior quantidade de transplantes no mundo, com cerca de 95% de procedimentos realizados pelo sistema. Além disso, a medicação e os imunossupressores (medicamentos que reduzem a rejeição aos transplantados) são financiados pelo governo brasileiro.

Saiba Mais
Doar órgãos é atitude que pode salvar muitas vidas
Doação de órgãos: Conheça o sistema de transplantes no Brasil
Doação de sangue: 8 perguntas e respostas sobre o procedimento

 

Campanhas

Conheça algumas das campanhas que conta com a participação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos:

BRASIL VERDE – A campanha ilumina os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras. 

 

EU ASSUMI – A campanha traz fotos de artistas que assumiram serem doadores de órgãos.

DIA DO RENASCIMENTO A campanha tem a função de criar uma certidão de renascimento para um transplantado e com isso comemorar a data todos os anos.

JUNTOS OUTRA VEZ - Trata-se de uma ação composta de selfies enviadas por diversas personalidades ilustrando a canção tema, “Sueño Dorado”, do pop star argentino Abel Pintos, com versão em partes para o Português e interpretada por Bruno Saike, vocal da banda HE SAIKE e pela cantora Tânia Mara.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário. E conheça o conteúdo dos nossos especialistas do Vivo Mais Saudável. 

TAGS
transplante de órgãos
como fazer transplante de órgãos
doação de órgãos
transplante de coração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ