Clínica Geral

24/11/2014 07:08 - Atualizado em 02/01/2017 10:43

Diagnóstico precoce do câncer é vital para o tratamento

Diagnóstico precoce do câncer de mama eleva as chances de cura a 90%.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Embora haja investimentos pesados e cientistas se mobilizem em todo o mundo na busca pela cura do câncer, procurando algum procedimento médico específico que consiga erradicar o problema, a ciência ainda não descobriu como curar a doença - em sua forma mais genérica - de forma definitiva. Sabe-se, no entanto, que o diagnóstico precoce do câncer aumenta de forma considerável as chances de sucesso do tratamento.

Diagnóstico precoce do câncer é a principal arma

Quando se fala em câncer, é importante entender que estamos tratando da abordagem mais ampla e menos específica da doença. De forma geral, chama-se de câncer um conjunto com mais de cem doenças causadas pelo descontrole da divisão celular: se as células se multiplicam de forma irrefreada, podem dar origem a um tumor. Esse descontrole pode ser motivado por diversos fatores, como predisposição genética e maus hábitos alimentares.

diagnostico-precoce-do-cancer

Com alto custo, de longa duração e exaustivo para o paciente, o médico e os familiares envolvidos, o tratamento costuma exigir muita resistência e força de vontade, principalmente quando o diagnóstico é tardio. Isso porque, se a descoberta do problema for feita tardiamente, quando o câncer já está em estágio avançado - com possibilidade para o surgimento de metástases -, pode haver um decréscimo significativo nas chances de sucesso do tratamento, aumentando a possibilidade de que surjam complicações clínicas posteriormente.

O diagnóstico precoce do câncer de mama, por exemplo, pode elevar as chances de cura a 90%, pois, quando combatido em seu estágio inicial, a solução tende a ser mais simples e o tratamento mais efetivo. Assim, percebe-se que realizar exames periódicos, manter um acompanhamento médico regular e estar atento a possíveis sintomas da doença é tão importante quanto cultivar hábitos saudáveis.

Atenção aos sinais ajuda no diagnóstico precoce do câncer

Como os tumores podem afetar praticamente todas as regiões do corpo, é muito complicado determinar padrões de sintomas específicos. Mesmo assim, é importante estar atento a alterações funcionais do organismo, como:

- Mudanças na pele, como vermelhidão ou escurecimento

- Feridas que não cicatrizam e protuberâncias inexplicáveis

- Tosse que não cessa

- Fadiga acentuada sem motivos lógicos

- Mudanças no fluxo intestinal

- Dor que atinge os músculos ou as articulações de forma constante

- Mudanças de peso inexplicáveis

- Suores noturnos sem explicação.

Exames contribuem para o diagnóstico

Após a identificação dos sintomas, é comum que alguns exames específicos sejam requisitados pelo médico, a fim de que o diagnóstico precoce do câncer seja estabelecido de forma definitiva. Alguns dos exames mais solicitados incluem:

- Ecocardiograma

- Mamografia

- Ultrassonografia

- Tomografia computadorizada

- Raio-X

- Ressonância magnética

- Densitometria óssea.

Não custa lembrar: você é o mais interessado em sua própria saúde e não depende de mais ninguém a adoção de hábitos saudáveis que ajudem a prevenir o surgimento da doença. Manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, controlar o peso e praticar esportes regularmente são atitudes que podem fazer a diferença no futuro.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer
saúde
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ