Clínica Geral

13/11/2014 02:09 - Atualizado em 01/01/2017 07:25

Diabetes tem cura? Desvende esse mito

Diabetes não tem cura, mas tratamento possibilita vida relativamente normal.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muita gente acredita que diabetes tem cura, mas isso não é verdade. O que existe é o tratamento para a doença, que possibilita que a pessoa tenha uma vida de relativa normalidade.


Veja nosso especial Diabetes: Prevenção e Controle

Por que as pessoas acham que diabetes tem cura?

Provavelmente, as pessoas não cairiam no mito de que o diabetes tem cura se compreendessem o conceito de doença crônica: aquela que não apresenta risco imediato à saúde - não podendo ser classificada como emergência médica -, mas cuja cura não existe. A exemplo de outras doenças, como o câncer e a AIDS, é impossível curar o diabetes, mas há maneiras de controlar o problema de modo bastante eficaz.

diabetes-tem-cura

A negação da crença de que o diabetes tem cura não significa, no entanto, que a ciência está inerte e conformada com o problema. Pelo contrário: muitos pesquisadores e estudiosos ao redor do mundo dedicam-se diariamente em busca da cura da doença. Até agora, os avanços mais significativos se deram em experimentos com células-tronco e cirurgias de redução de estômago (gastroplastia). No entanto, ainda não há nenhuma confirmação ou conclusão definitiva a respeito.

Sem tratamento, podem surgir complicações

Antes de tentar entender as possíveis complicações, é preciso compreender o que causa a doença e como ela intefere no funcionamento do organismo.

Quando nos alimentamos, o estômago e o intestino promovem a digestão dos alimentos. Nesse processo, parte da comida é transformada em açúcar, a chamada glicose, que, em seguida, é absorvida para o sangue.

A principal função da glicose no sangue é garantir energia para o funcionamento geral dos tecidos que compõem o organismo. Para que ela seja aproveitada de forma integral, explorando todas suas potencialidades, a presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas, é fundamental. O quadro de diabetes se forma quando a glicose não é suficientemente aproveitada pelo organismo, aumentando sua presença no sangue.

Entre as possíveis complicações provenientes do diabetes, pode-se citar a retinopatia, a nefropatia, a neuropatia, o pé diabético, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, entre outros.

Tratamento eficaz pode ser responsável pelo mito

Atualmente, existem vários tipos de tratamento para o controle da diabetes. A ciência evoluiu a tal ponto - principalmente com a reposição de insulina - que o paciente diagnosticado geralmente consegue levar uma vida normal, com algumas adaptações pontuais à rotina, como uma alimentação mais rica em nutrientes, a prática regular de exercícios físicos, a ingestão de medicamentos específicos e o controle dos níveis glicêmicos.

Sabe-se, também, que um acompanhamento médico rotineiro, com exames periódicos, contribui para identificar a doença logo após seu surgimento ou mesmo preveni-la. Não hesite, portanto, em procurar o médico, principalmente se você tiver familiares diagnosticados com o problema.

Quer descobrir se você tem risco de desenvolver diabetes? Faça o teste! E não esqueça de deixar um comentário e curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.


Conheça o Vivo Cuidados com Diabetes

TAGS
diabetes
saúde
doença

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ