Clínica Geral

31/05/2015 08:21 - Atualizado em 31/05/2016 10:23

Dia Mundial sem Tabaco: Lute para combater o vício

Em 2015, a data tem como tema o comércio ilícito, visando a diminuir o mercado ilegal do cigarro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O tabagismo é uma das principais causas de morte no mundo, estando relacionado a mais de 50 doenças. O dia 31 de maio marca o Dia Mundial sem Tabaco, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos que fumar traz para a saúde, tanto do fumante quanto de quem estiver ao seu redor, além de desenvolver ações para ajudar a combater o vício.

Em 2015, o tema da data é o comércio ilícito dos produtos derivados do tabaco. O objetivo da campanha é unir os países para combater os produtos falsificados ou contrabandeados, que são responsáveis por até 10% dos cigarros consumidos no mundo.

Dia Mundial sem Tabaco: Tenha mais saúde

Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas é preciso combater o vício para garantir a qualidade de vida no futuro. Nelson Luiz Moares Rangel, carioca de 58 anos, fumou por aproximadamente 35 deles. Era uma média de 40 cigarros por dia. Um problema grave de saúde foi o sinal de alerta para largar o vício.

dia mundial sem tabaco“Tive um aneurisma em novembro de 2013, causado por pressão alta. Associei o fato por estar fumando na hora que tive o AVC e busquei forças para não voltar a fumar mais”, explica Nelson.

Ele usou adesivos de nicotina nos primeiros dias e contou com a força de vontade para não ter recaídas. Os resultados positivos logo apareceram e Nelson teve certeza de que fez a escolha certa.

“Obtive melhor qualidade de vida e uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida. Minha saúde melhorou muito, minha pressão está controlada e agora estou começando um processo para emagrecer, pois engordei após parar de fumar”, conta.

Ele ainda dá uma dica: “Não espere ter algum problema de saúde sério para parar. Lute contra o vício”.

Desde 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial sem Tabaco em 31 de maio, divulgando os riscos do tabagismo à saúde e criando ações direcionadas para reduzir o consumo.

A campanha desse ano pretende combater o comércio ilícito dos produtos, pois 10% dos cigarros consumidos no mundo são ilegais, falsificados ou contrabandeados. No Brasil, esse número chega a 20%.

dia mundial sem tabaco

Malefícios do tabagismo

O tabagismo é responsável por grande parte dos óbitos devido a diversas doenças. Os números impressionam: 30% das mortes por câncer de boca, 90% das de câncer de pulmão, 25% das por doença do coração, 85% das por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral.

Para fortalecer ainda mais a importância do Dia Mundial sem Tabaco, a OMS aponta que mais de 5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por causa do cigarro. No Brasil, são 200 mil mortes anualmente.

A fumaça possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, como o alcatrão, que contém mais de 40 compostos cancerígenos. Já a nicotina é a droga psicoativa que causa dependência, capaz também de aumentar a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a frequência cardíaca e causam hipertensão arterial.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco contribui para a impotência sexual e para a infertilidade masculina, pois prejudica a mobilidade do espermatozoide.

O fumo passivo também aumenta os riscos de doenças, sendo que sete não fumantes morrem por dia no Brasil em consequência do tabaco. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco de câncer de pulmão e em 24% o risco de infarto.

Você tem uma história de superação? Compartilhe conosco! E aproveite o Dia Mundial sem Tabaco para comentar aqui no Vivo Mais Saudável como você se livrou do vício.

TAGS
fumar
vício
doenças
tabagismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ