Clínica Geral

29/09/2015 06:00 - Atualizado em 27/09/2016 01:06

Dia Mundial do Coração: Saiba seis dicas para se prevenir das doenças cardiovasculares

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 17 milhões de pessoas anualmente sofrem com doenças cardiovasculares.

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Sociedade Brasileira de Cardiologia

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As doenças cardiovasculares (DCV) afetam anualmente, no Brasil, cerca de 17,1 milhões de vidas. Registramos no país mais de 300 mil mortes por ano decorrentes dessas doenças, que podem se manifestar principalmente como infartos, derrames e mortes súbitas. Existem diversos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento das DCV, estes podem ser chamados de fatores de risco modificáveis e não modificáveis.

 

Fatores de Risco Não Modificáveis

- Hereditariedade;

 - Idade Gênero (masculino ou feminino);

Fatores de Risco Modificáveis

- Tabagismo;

- Colesterol alterado;

- Hipertensão arterial;

-  Inatividade física ou sedentarismo;

- Sobrepeso ou obesidade;

- Elevada circunferência abdominal;

- Presença de diabetes;

- Alimentação inadequada;

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Seis passos para garantir o controle dos fatores de risco para as DCV:

Passo 1. Tenha uma alimentação saudável.

- Procure realizar entre 5 e 6 refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Dependendo da sua rotina, evite “beliscar” entre as refeições;

- Mastigue bem os alimentos;

- Aumente o consumo de fibras;

- Coma diversas frutas e, sempre que possível, coma o bagaço ou a casca. Varie também o consumo de legumes e vegetais;

- Prefira, na medida do possível, alimentos integrais, que mantém a saciedade por mais tempo;

- Aprenda a ler os rótulos dos alimentos no final da cartilha.

 

Passo 2. Não fique parado, movimente-se.

- Inclua atividades físicas em sua rotina. Vá ao trabalho de bicicleta, se for de ônibus desça dois pontos antes do destino final, prefira as escadas ao invés do elevador, caminhe durante seu horário de almoço. Com 30 minutos de atividade física todos os dias você diminui os riscos de ataques cardíacos e derrames.

- O bem-estar é acumulativo e existem diversas atividades gratuitas espalhadas pela cidade;

- Diminua o tempo em frente à televisão. Faça atividades que distraiam e que exijam movimentação como passeios a um parque, passeios de bicicleta, visitas a um museu ou o futebol com os amigos.

 

Passo 3. Livre-se do cigarro.

- Se você fuma, abandone o vício. Procure seu médico e adote medidas para auxiliá-lo;

- Se você não fuma, evite que fumem em sua casa ou no seu ambiente de trabalho. Insista em um ambiente saudável e livre do tabaco. Encoraje familiares e amigos e ajude-os a parar de fumar.

Passo 4. Mantenha um peso saudável.

A manutenção do peso ideal diminui o risco de doenças cardiovasculares, pois ajuda a manter a pressão arterial, colesterol e glicose em níveis normais. A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos ajudam no controle do peso.

 

Passo 5. Conheça seus números.

Consulte um profissional da saúde que meça sua pressão arterial, seus níveis de colesterol e glicose, que verifique o valor da sua circunferência abdominal e seu índice de massa corpórea (IMC). Conhecendo seu risco geral, você pode desenvolver um plano específico para melhorar a saúde do seu coração.


Passo 6. Limite a ingestão de álcool.

- Restrinja a quantidade de bebida alcoólica que você consome: para homens, deverá ser de no máximo 2 latas (350 ml cada) de cerveja, ou 2 taças de vinho (150 ml cada) ou 3 doses de destilados (30 ml cada); já para as mulheres, deverá ser a metade desses valores. O excesso de álcool pode fazer sua pressão, seu peso, seu colesterol e triglicérides aumentarem.

- Saiba que a hidratação é importantíssima para o correto funcionamento do organismo; ingira ÁGUA e evite substituir por refrigerantes, porque mesmo os diet, light ou zero açúcar, não possuem a mesma capacidade de hidratação devido a presença do gás.

 

A prevenção das DCV em números

- Quase metade das pessoas que morrem devido a doenças cardiovasculares estão no período mais produtivo da vida – entre 15 e 69 anos de idade;

- Pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial.

- A pressão alta é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Cerca de 80% das pessoas que sofrem derrame são hipertensas.

- Entre 40 e 60% dos pacientes com infarto apresentam hipertensão associada.


Você se previne das doenças cardiovasculares? Conte para gente.

E fique ligado com os conteúdos de saúde do Vivo Mais Saudável.

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