Clínica Geral

07/04/2015 09:48 - Atualizado em 10/09/2016 06:28

Dia Mundial da Saúde conscientiza para a qualidade de vida

Em 2015, a data divulga informações e cuidados para ter uma alimentação mais segura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Dia Mundial da Saúde acontece em 7 de abril e comemora o aniversário da Organização Mundial da Saúde. Além disso, a data tem o objetivo de divulgar informações e conscientizar a população para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Em 2015, o tema da campanha do Dia Mundial da Saúde é a segurança dos alimentos, visando a alertar governos, fabricantes, varejistas e o público para a importância de garantir uma alimentação segura e produzida corretamente.

dia mundial da saude

Importância do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde surgiu em 1950 para comemorar a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, a data é celebrada todo 7 de abril, sempre com um tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho busca a melhoria das condições de vida da humanidade, utilizando campanhas de conscientização em todo o mundo.

Em 2015, o tema da campanha é a segurança dos alimentos que são consumidos pela população. O que tem na sua refeição? De onde os ingredientes vêm? Eles foram manuseados corretamente em todas as etapas, da exploração agrícola até o prato? Essas são apenas algumas das indagações feitas pela OMS.

No Dia Mundial da Saúde, o foco é demonstrar a importância da segurança alimentar ao longo da cadeia produtiva num mundo globalizado, desde as fases de produção e transporte até a preparação e o consumo.

Nos últimos anos, o processo de produção dos alimentos sofreu diversas alterações e, com isso, a contaminação alimentar aumentou consideravelmente. É estimado que cerca de 2 milhões de pessoas morram por ano devido ao consumo de comida ou água contaminada.

Além disso, mais de 200 doenças são causadas por alimentos contaminados com bactérias, parasitas, vírus ou substâncias químicas nocivas.

Dicas do Dia Mundial da Saúde 2015

A campanha do Dia Mundial da Saúde ainda divulga algumas dicas para ajudar nos cuidados ao consumir alimentos. O guia, chamado Cinco Chaves para uma Alimentação mais Segura, está disponível em 87 idiomas e explica os princípios básicos que cada pessoa deve saber para prevenir doenças transmitidas por alimentos contaminados.

1. A primeira dica é manter a limpeza. É indicado lavar as mãos antes e durante a preparação dos alimentos, bem como após utilizar o banheiro. Além disso, deve-se higienizar os utensílios usados na preparação.

2. Outro cuidado é separar os alimentos crus dos cozidos, guardando-os em embalagens ou recipientes fechados e sem contato um com o outro. Recomenda-se também utilizar facas e tábuas diferentes para o preparo.

3. Cozinhar bem os alimentos, principalmente carnes, ovos e peixe, elimina todos os micro-organismos perigosos. Cozinhar acima dos 70ºC garante uma alimentação mais segura e sem riscos de doenças.

4. Manter os alimentos em temperatura segura é uma medida importante, pois os micro-organismos podem se multiplicar muito mais rápido, se a comida estiver à temperatura ambiente. Sempre procure a orientação adequada para armazenar e refrigerar cada alimento corretamente.

5. Por último, é recomendado usar água e outras matérias-primas que sejam seguras para preparar os alimentos. Use água potável e alimentos frescos, que estejam dentro do prazo de validade.

Veja outras matérias que o Vivo Mais Saudável preparou para o Dia Mundial da Saúde:

Saúde e tecnologia andam lado a lado

Aplicativos para celular garantem saúde em dia

Conheça os méritos e desafios da saúde no Brasil

Saúde e qualidade de vida: Veja 6 dicas

Conheça os riscos do sedentarismo em todas as idades

Boa alimentação começa com atitudes simples

Como emagrecer com saúde? Confira 7 dicas

Idosos devem conhecer a importância da atividade física

Atividades físicas para crianças garantem crescimento saudável

Gosta do nosso conteúdo de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook e no Google + para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
qualidade de vida
alimentação segura
dia da saúde
campanha 2015

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ