Clínica Geral

18/10/2014 07:09 - Atualizado em 05/12/2016 01:59

Dia do Médico valoriza o profissional que salva vidas

O 18 de outubro marca o Dia do Médico, data de homenagem a esse importante profissional da saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Amor à profissão, dedicação ao paciente e o cuidado com a vida são características exaltadas neste Dia do Médico, 18 de outubro. A data que homenageia o profissional responsável pela manutenção e restauração da saúde foi escolhida em lembrança a São Lucas, considerado o padroeiro da Medicina.

dia-do-medico

Dia do Médico e a importância da profissão

Em homenagem ao Dia do Médico, conversamos com quatro especialistas a respeito da profissão, para pontuar alguns exemplos e entender um pouco melhor as características e a importância da função.

Amor à profissão

Para o ortopedista e traumatologista Daniel Carvalho, o mais importante na rotina de um médico é o amor à profissão e aos pacientes. Segundo ele, uma boa relação entre o médico e o paciente é fundamental para o avanço do tratamento, independentemente do problema: “O caminho do tratamento não é unilateral. Se o paciente não confia e não adere ao que o médico sugere, perde-se o caminho para a recuperação”.

Dever cumprido

De acordo com o reumatologista e clínico geral André Liquini, poucas profissões são capazes de proporcionar uma satisfação tão grande com o dever cumprido. Ele também valoriza as relações entre médico e paciente obtidas com a prática da profissão: “A medicina promove um contato humano único, regido por valores milenares como o sigilo, a confiança e a compaixão, que dão ao medico recursos infinitos para mergulhar no problema e buscar resolvê-lo em favor do paciente”.

Dedicação ao paciente

A pediatra Cleonir de Moraes Lui Beck chama atenção para o exercício da profissão e para a maneira como ela tem sido encarada no Brasil. “Não podemos ver o atendimento de saúde como uma mercadoria, e sim como uma prestação de serviço que requer muito estudo, atualização constante, dedicação ao paciente e sua família", afirma Cleonir. "Além de conhecimento técnico e teórico, temos que dispor de atenção integral, pois ninguém é uma doença, e sim um ser humano, com problemas e dificuldades diversas, tanto físicas como emocionais”.

Manutenção da saúde

Já Silvana Macedo, especialista em medicina intensiva e medicina preventiva avançada, espera que a medicina preventiva cresça cada dia mais, dada a sua importância na manutenção da saúde. Ela sugere que esse crescimento é fundamental para solucionar boa parte dos problemas que ainda prejudicam o sucesso da saúde coletiva no Brasil.

Dia do médico não é comemorado apenas no Brasil

Dia do Médico é celebrado em várias nações ao redor do planeta. Além do Brasil, países como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos comemoram a data com eventos especiais e programação específica.

Entre as principais especialidades da Medicina, estão:

- Pediatria: doenças em crianças

- Neurologia: sistema nervoso

- Angiologia: veias e artérias

- Cardiologia: coração

- Dermatologia: pele

- Ginecologia e Obstetrícia: aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto

- Urologia: vias urinárias

- Mastologia: glândulas mamárias

- Otorrinolaringologia: ouvidos, nariz, boca e garganta

- Oftalmologia: olhos

- Ortopedia e traumatologia: ossos e músculos

- Imunologia: defesa do organismo.

E você, já deu parabéns para o seu médico? E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
medicina
saúde
médicos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ