Clínica Geral

23/01/2016 10:00 - Atualizado em 05/12/2016 02:40

Descubra quando consultar um clínico geral

Especialista trata problemas e orienta à busca por outros profissionais, quando necessário.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um dos benefícios de visitar um clínico geral de confiança é que esse profissional poderá lhe acompanhar ao longo da vida. Além disso, ele é o especialista que pode diagnosticar precocemente diversas doenças, auxiliando tanto no tratamento quanto no direcionamento a outra especialidade.

De um simples check-up até a assistência contínua devido a alguma condição de saúde, esse médico consegue lidar com o paciente em diversas situações, tanto de urgência quanto de rotina.

clinico geral, médica em primeiro plano

Quando procurar um clínico geral

Quando temos uma alergia na pele, sabemos que devemos buscar um dermatologista. Já se temos uma fratura, um ortopedista é a solução. No entanto, nem sempre os sintomas de algumas doenças são claros e acabam gerando dúvida sobre qual especialidade buscar.

O médico clínico geral tem uma visão mais ampla do organismo humano e está apto a trabalhar com diferentes alterações de saúde. Seja para uma consulta de rotina ou por um motivo específico, procurá-lo inicialmente é sempre muito válido.

Esse especialista pode solicitar os exames necessários para identificar como a pessoa está de saúde ou descobrir o que vem causando determinado desconforto. Mesmo que ele não trate do problema identificado, o profissional pode recomendar o especialista certo, além de assessorá-lo com informações sobre as condições do paciente.

É dever do clínico geral, também, alertar e orientar o indivíduo sobre possíveis condições futuras, baseado nos exames feitos e no histórico familiar. Por isso, a visita regular ao médico contribui para uma vigilância constante da sua saúde.

Saiba Mais
Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde
Sua saúde bucal está em dia? Tire suas dúvidas
Dormir pelado traz benefícios para a saúde

Mantenha a saúde em dia

Além da consulta periódica e dos exames de rotina, adotar hábitos saudáveis também contribui para um sistema imunológico fortalecido e um melhor funcionamento do organismo. Confira algumas dicas para você desfrutar de uma vida melhor diariamente.

Alimente-se bem

Você já deve ter ouvido falar que "você é o que você come". O velho ditado apenas confirma que o cardápio desempenha um papel fundamental na saúde do organismo. Oferecer os nutrientes essenciais e controlar o consumo de gorduras e de açúcares são maneiras de manter o corpo fortalecido.

Movimente-se

Além de uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas também é importante. O sedentarismo é um dos grandes perigos da saúde moderna. Para evitar problemas cardíacos, respiratórios e de sobrepeso, procure se exercitar ao menos 30 minutos diariamente.

Tenha momentos de lazer

A rotina agitada da vida moderna leva ao aumento dos níveis de estresse e de ansiedade, refletindo negativamente no seu bem-estar e na sua saúde. Para driblar a correria do dia a dia, tire um momento para desfrutar de algo que lhe traga prazer, como tocar um instrumento musical, bater papo com os amigos ou ler um bom livro.

Apostando nesses cuidados simples e tendo o acompanhamento do seu clínico geral de confiança, você aumenta as chances de viver uma vida plena. Mas o que você tem feito para manter a saúde em dia? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
check-up
exames de rotina
acompanhamento clínico
medicina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ