Clínica Geral

20/12/2015 02:00 - Atualizado em 02/01/2017 02:04

Descubra como evitar cãibras no dia a dia

Alimentação e exercícios adequados ajudam a minimizar o desconforto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber como evitar cãibras é uma forma de driblar esse comum desconforto.

A dor é proveniente de contrações musculares involuntárias, que podem ocorrer por diferentes fatores. Para você dar adeus a esse incômodo e curtir um dia a dia muito mais saudável, confira algumas dicas para evitar o problema e, de quebra, garantir um organismo em dia.

atleta não sabe como evitar cãibras

Como evitar cãibras com 4 dicas

A cãibra ocorre a partir de uma desordem entre as informações do sistema nervoso central. Alterações no equilíbrio hidroeletrolítico ou sobrecarga física também podem causar o problema. Entenda alguns fatores e saiba como evitar cãibras no dia a dia.

1. Alimentação

A dieta está bastante relacionada ao surgimento de cãibras, principalmente quando há deficiência de vitaminas do complexo B ou de minerais como cálcio e magnésio.

Porém, não adianta comer cinco bananas por dia e passar o resto da semana se alimentando de maneira desequilibrada e pobre em nutrientes. Inclusive, a banana é rica em potássio, e o problema relacionado ao déficit dessa substância, ao contrário do que aponta a crença popular, é pouco comum.

O ideal, portanto, é seguir uma alimentação balanceada, rica em diferentes vitaminas e minerais.

2. Hidratação

Para assegurar o equilíbrio eletrolítico e reduzir riscos relacionados à desidratação, é preciso beber muito líquido ao longo do dia, especialmente durante as atividades esportivas.

3. Alongamento

Seja ao acordar, após um longo dia de trabalho ou antes e depois dos exercícios físicos, o alongamento minimiza problemas relacionados ao enrijecimento das fibras musculares e é uma maneira eficaz de evitar cãibras. Certifique-se de alongar braços, pernas e costas.

4. Preparo físico

O sedentarismo também está relacionado ao desconforto. Para evitá-lo, procure praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente. Dessa forma, você não só evita o problema, como garante um sistema imunológico mais forte e um organismo mais saudável.

Saiba Mais
Kinesio tape alivia dores musculares: Saiba quando utilizar
Entenda os tipos de contração muscular e como elas atuam no treino
Saiba como evitar a hérnia de disco lombar

Cãibras em excesso merecem atenção

As cãibras atingem cerca de um terço da população e são consideradas algo comum, especialmente entre os atletas. Apesar de não haver uma cura definitiva, quando o problema é recorrente, merece atenção.

Para aqueles que lidam com episódios de cãibras frequentemente, a busca por ajuda médica é muito importante, pois pode estar relacionada a uma doença orgânica. Especialmente aqueles que sentem o desconforto por mais de um minuto constantemente, sem relação com exercícios físicos e sem melhora com o alongamento, devem ter atenção.

Em casos de cãibras, a orientação é fazer um alongamento da região afetada, sozinho ou com a ajuda de outra pessoa. Os locais mais comuns em que o problema aparece são o tríceps da perna (panturrilha) e a parte posterior da coxa.

Viu como evitar cãibras só depende de uma rotina saudável? Conte para nós o que você achou do artigo! E aproveite para conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alongamento
músculos
minerais
hidratação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ