Clínica Geral

02/12/2014 05:00 - Atualizado em 22/11/2016 10:01

Conjuntivite: Veja como se proteger do contágio no verão

Lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos pessoais ajudam na prevenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No verão, aumentam os casos da conjuntivite contagiosa. A doença se caracteriza como a inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte frontal dos olhos e o interior das pálpebras.

Geralmente a inflamação ataca os dois olhos e dura cerca de 15 dias. Ela apresenta sintomas bem específicos, como olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou de ciscos nos olhos, secreção e coceira.

conjuntivite

Conheça os tipos de conjuntivite

Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico. A vermelhidão dos olhos é bem parecida nos três tipos de conjuntivite, que são diferenciadas pelos outros sintomas.

No viral, além da vermelhidão e do inchaço dos olhos, o paciente sente a sensação de areia ou corpo estranho e um forte lacrimejamento. Leva cerca de duas semanas para curar e, dependendo da gravidade, pode deixar sequelas na córnea e atrapalhar a visão. O tratamento é feito com compressas de água fria e colírios.

O tipo bacteriano apresenta secreção e inchaço mais intensos. Já o lacrimejamento não é tão frequente. Dura até uma semana e o tratamento é feito através de colírios e antibióticos.

A conjuntivite alérgica causa muita coceira e inchaço. A vermelhidão e o lacrimejamento não são tão frequentes quanto nos outros tipos. O tempo de duração varia bastante e o tratamento mais indicado é afastar a pessoa do agente que causa a alergia, como maquiagem, perfume, poeira e pólen, por exemplo.

Existe também um quarto tipo da inflamação, mas que é menos comum: o tóxico. Ele é causado por fatores externos, como substâncias químicas, cloro, fumaça de cigarro ou poluição.

Como evitar a conjuntivite

Para prevenir a conjuntivite, é preciso ter atenção quanto ao compartilhamento de objetos como telefone, controle remoto, sabonete e toalhas de rosto. Para os pacientes da doença, é recomendado um cuidado especial com a higiene pessoal, usando sempre toalhas e roupas de cama individuais. Lavar as mãos com frequência também é indicado, e ainda ficar isolado temporariamente do convívio social.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar na proteção contra a inflamação:

- Evite locais fechados e com muitas pessoas

- Lave as mãos e o rosto com frequência

- Não coce os olhos ou passe as mãos no rosto

- Aumente a frequência de troca das toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos

- Não compartilhe maquiagem com outras pessoas

- Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos.

A ocorrência de conjuntivite é mais frequente no verão, mas os cuidados devem ser tomados durante todas as estações do ano. E é recomendado sempre procurar orientação médica para identificar o tipo da doença e qual é a melhor forma de tratamento para cada caso.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
olhos
saúde
verão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ