Clínica Geral

04/01/2016 01:00 - Atualizado em 02/12/2016 04:48

Conheça os sintomas de tuberculose pulmonar e extrapulmonar

Doença bacteriana é considerada um problema de saúde pública.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os sintomas de tuberculose preocupam, mas podem ser tratados. Com aproximadamente seis milhões de novos casos anuais, a doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis afeta principalmente o pulmão. Capaz de se alastrar por outros orgãos, o microorganismo é transmitido por meio de contato direto com um infectado.

A cada ano, segundo o Ministério da Saúde, são identificados 70 mil novos casos. Destes, 4,6 mil pessoas morrem. Considerado problema da saúde pública, a doença bate recordes nada animadores. O Brasil está no 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos da enfermidade em todo o mundo.

Ainda de acordo com o órgão federal, nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade. Através de políticas de saúde, a doença pode ser identificada com rapidez e tratada de forma efetiva, evitando possíveis pioras.

Saiba Mais
Reconheça os sintomas da tuberculose e evite a doença
Vacina BCG protege crianças contra a tuberculose
Tuberculose ainda faz vítimas no Brasil: Saiba como preveni-la

Assim como outras doenças infecciosas, a transmissão é dada pelo contato direto com o doente. Ao falar, espirrar ou tossir, o infectado espele gotas de saliva que carregam a bactéria.

Indivíduos acometidos com HIV/AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas têm mais chances de apresentar a doença.

Confira no infográfico os principais sintomas de tuberculose, possibilidades de diagnóstico, prevenção e tratamento.

Tirou suas dúvidas sobre os sintomas de tuberculose? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença infecciosa
bactérias
tosse
tratamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ