Clínica Geral

17/05/2015 02:34 - Atualizado em 04/12/2016 07:24

Conheça os sintomas das principais doenças do sangue

Hereditárias ou adquiridas ao longo da vida, as doenças do sangue podem causar hemorragias e febre.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que algumas enfermidades podem ocasionar o aparecimento de hemorragias espontâneas? As doenças do sangue, que podem ser de nascença ou adquiridas ao longo da vida, são identificadas com exames de rotina, importantes para o controle da saúde. Confira os sintomas de algumas delas.

doencas do sangue

Conheça algumas doenças do sangue

Hemofilia

É originada pela deficiência congênita de proteínas existentes no sangue, ativas no processo de coagulação. É considerada uma doença hereditária, ou seja, passada das mães para os filhos. A ocorrência é muito mais comum em homens.

Sintomas: hemorragias são mais recorrentes. Cortes e pancadas podem render machucados com muito sangue. Sangramentos espontâneos também podem acontecer, sejam internos ou externos. Alguns indivíduos apresentam hemorragias graves, febres e dores pelo corpo.

Tratamento: ainda não existe cura. O tratamento de controle é feito com injeções de reguladores de coagulação.

Doença de von Willebrand

Um dos elementos reguladores da coagulação, chamado de fator de von Willebrand, é encontrado em menor quantidade nos pacientes afetados. Uma em cada mil pessoas é diagnosticada com a condição, sendo considerada uma das mais recorrentes doenças do sangue. Ela ocorre durante a formação do feto. O diagnóstico é feito por exame de sangue.

Sintomas: os sinais envolvem hematomas, sangramentos de nariz e sangramentos exagerados após lesões, cirurgias ou menstruação. A doença também pode originar hemorragias internas, normalmente nos órgãos dos sistemas digestivo e urinário. Também podem ser descritos sintomas como dores pelo corpo.

Tratamento: podem ser indicados medicamentos chamados que auxiliam no acréscimo das proteínas deficientes. Ações rápidas, como o uso de curativos e gelo no local lesionado, também podem ser medidas controladoras.

Coagulopatias raras

Há carência das proteínas de coagulação, essenciais para o sangue. Podem ser genéticas, tendo como forma de diagnóstico a análise do histórico familiar e a observação de exames.

Sintomas: acarreta problemas de cicatrização, hematomas e sangramentos espontâneos ou por traumas.

Tratamento: são receitados medicamentos para a reposição das proteínas em carência.

doencas do sangue

Algumas doenças do sangue não têm cura

Imunodeficiência primária

Ela ocasiona a ausência completa ou parcial de anticorpos do organismo. Essa é uma das doenças do sangue causadas por alterações genéticas, diagnosticada com a análise de exames e do histórico do paciente.

Sintomas: costuma aparecer antes dos dois anos de idade. Doenças infecciosas - como pneumonias, meningite, osteoartrite, septicemia, infecções intestinais e asma - podem ser algumas das consequências da carência de anticorpos.

Tratamento: é baseado no uso da imunoglobulina. A aplicação é feita a cada 28 dias. Cada sessão costuma durar quatro horas. O uso de antibióticos, antifúngicos e antivirais também é essencial para o controle das doenças.

AIDS

Provocada pelo vírus HIV, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é transmitida pelo contato com sangue contaminado, sêmen e leite materno. O teste para identificar o HIV no organismo dá resultado em 30 minutos.

Sintomas: febre e mal-estar podem ser os sintomas iniciais da doença. Ela afeta o sistema imunológico e deixa o organismo da pessoa afetada cada vez mais fraco. Os sinais seguintes podem ser diarreia, suores noturnos e emagrecimento. A partir da baixa imunidade, outras doenças podem ser identificadas.

Tratamento: são utilizados antirretrovirais, medicamentos que controlam a carga viral e impedem que a doença se desenvolva. Não existe cura para a AIDS.

O que você achou deste artigo? Conte para nós! E lembre-se que sempre há dicas para sua saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exame de sangue
hemorragia
doenças genéticas
hiv

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ