Clínica Geral

28/02/2015 11:15 - Atualizado em 09/12/2016 01:50

Conheça os sintomas da caxumba e veja como tratar a doença

A caxumba pode causar problemas no pâncreas, nos ovários, e nos testículos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Bastante comum em crianças, a caxumba é uma infecção causada por vírus que atinge principalmente as glândulas parótidas, produtoras de saliva. Elas se situam entre as orelhas, na parte frontal delas. É por isso que a região pode ficar inchada.

Saiba identificar outros sintomas da doença e descubra como funciona o tratamento.

caxumba

Antes da vacina tríplice viral, o problema era bastante comum. Porém, após a introdução do medicamento nos postos de saúde e de sua obrigatoriedade no calendário de vacinação, os casos foram sendo reduzidos. Entre as complicações, as mais comuns afetam os testículos e a fertilidade masculina, mas são raras.

Inchaço na garganta identifica a caxumba

Após duas ou três semanas do contato com o vírus, começam a se desenvolver os primeiros sintomas da caxumba. Em alguns casos, a doença surge sem dar sinais, ou de forma muito leve. O indício mais importante é o inchaço nas glândulas da saliva, que permitem a identificação da infecção.

Febre, dor de cabeça, perda de apetite, dificuldade em mastigar e engolir, fadiga e fraqueza completam o quadro de sintomas que permitem o diagnóstico da doença.

O vírus que provoca a doença é bastante contagioso, espalhando-se de pessoa a pessoa através da saliva. Quem não está imunizado pela vacina pode ser infectado em uma conversa muito próxima de alguém doente, com um beijo ou pelo compartilhamento de instrumentos pessoais, como copos e talheres.

Caso seja infectada, a pessoa se torna capaz de contaminar os outros em um período que varia de seis dias antes da apresentação dos sintomas até, aproximadamente, nove dias depois dos sinais se manifestarem. A incubação do vírus acontece após 14 ou 25 dias, sendo mais comum o surgimento depois de 16 dias.

Complicações da caxumba podem ser sérias

Apesar de raras, as consequências da caxumba podem ser bastante sérias, comprometendo até mesmo a fertilidade. Inchaços e inflamações no corpo após o aparecimento da doença também podem indicar uma possível complicação.

Pâncreas, ovários, seios e testículos são os mais propensos a ficarem prejudicados em função da doença. A inflamação desses órgãos causa náuseas, vômitos e pode afetar o cérebro em situações mais graves. A meningite, uma infecção que acontece na corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central, pode ser provocada pela caxumba.

O próprio organismo se responsabiliza por eliminar o vírus da caxumba, como em diversas outras infecções. Em geral, não há complicações da doença, nem para adultos ou crianças. A cura acontece em, aproximadamente, duas semanas.

O problema tampouco possui uma droga específica para seu tratamento. Para conter os sintomas, médicos podem administrar antitérmicos e analgésicos, sendo recomendado também o repouso durante o período da infecção.

Depois de uma semana do diagnóstico, o paciente já não contagia mais ninguém, podendo voltar às atividades do dia a dia, inclusive escola e trabalho. Quando contrai a doença, a pessoa não tem reincidência, tornando-se imune a uma nova infecção.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
doença
criança
sintomas
vírus

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ