Clínica Geral

17/11/2014 05:32 - Atualizado em 04/12/2016 03:07

Conheça os principais tipos de tratamento para câncer de próstata

Diferentes tipos de tratamento para câncer de próstata dependem de diagnóstico precoce da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais incidente nos homens brasileiros, mas assusta muito mais do que deveria, já que grande parte da população não conhece todos os tipos de tratamento para câncer de próstata. Através de cirurgias e medicamentos, a medicina foi capaz de aumentar de forma significativa os níveis de sobrevivência dos portadores da doença.

Tipos de tratamento para câncer de próstata: Métodos invasivos

Métodos antigos e recentes compõem a lista de invasivos dos tipos de tratamento para câncer de próstata. Como o nome sugere, essas intervenções dependem da retirada da glândula ou da inserção de produtos e objetos nela. O objetivo desse tipo de tratamento é a retirada do tumor ou a redução significativa de seu tamanho, variando conforme o estágio da doença.

tipos-de-tratamento-para-cancer-de-prostata

Para níveis menos agressivos da doença, um dos tipos mais utilizados de tratamento é o da vigilância ativa. Nele, a próstata é monitorada pelo paciente e por um próctologista. A inserção de medicamentos e a realização de cirurgias só acontecem quando e se for necessário. A intenção é evitar ações desnecessárias no corpo do paciente.

Outro dos tipos de tratamento para câncer de próstata é a prostactomia radical. Essa cirurgia retira totalmente a próstata e é utilizada para tratar apenas os tumores que se mantém dentro da glândula, sem se alastrar para outros órgãos. Ainda em fase experimental está a crioterapia, que consiste no congelamento da próstata.

As braquiterapias também são métodos que exigem a invasão. Elas implicam na colocação de sementes radioativas na próstata, para que ocorra a destruição do tumor. A versão de alta dosagem do tratamento utiliza fontes temporárias de radiação, direcionadas diretamente para o ponto onde o tumor se encontra.

Tipos de tratamento para câncer de próstata: Métodos não-invasivos

Os métodos não-invasivos são tipos de tratamento para câncer de próstata que, em sua maioria, buscam impedir que os tumores retornem. A quimioterapia, por exemplo, compõe esse grupo. Utilizada para grande parte dos cânceres, ela se caracteriza pela utilização regular e temporária de medicamentos que podem destruir as células cancerosas.

Em fase experimental, está o ultrassom concentrado de alta intensidade. O envio de ondas ultrassom, direcionadas para o ponto em que o câncer está localizado, permite o aquecimento da região. O calor é capaz de destruir as células que formam o tumor e, por isso, esse tratamento é visto como uma potencial forma de curar o câncer no futuro.

A terapia hormonal também é bastante utilizada pelos oncologistas. Através de injeções ou comprimidos, os médicos inserem doses de hormônios na corrente sanguínea do paciente, interrompendo o fluxo de testosterona para as células cancerígenas. Essa interrupção impede que o tumor continue a crescer, já que não recebe mais estímulos hormonais.

Para a maior eficácia de qualquer um dos tratamentos, é essencial diagnosticar a doença o mais cedo possível com check-ups anuais. Depois, na consulta com um proctologista, ele indicará os tipos de tratamento para câncer de próstata funcionam melhor para cada tumor e para cada paciente.

Gosta das nossas dicas de saúde? Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
próstata
saúde do homem
câncer de próstata
novembro azul

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ