Clínica Geral

10/11/2014 08:19 - Atualizado em 29/11/2016 10:46

Conheça os principais tipos de câncer de próstata

Conheça os principais tipos de câncer de próstata

POR

Redação

  • +A
  • -A

Há uma grande parcela da população que acredita na existência vários tipos de câncer de próstata, como ocorre no câncer de mama e em outros tumores. Mas a verdade é que a única variação maque existe entre os casos da doença é a sua intensidade e as células que o compõem. O que diferencia os tipos de neoplasias são suas origens. Nesse caso, uma falha em uma glândula exócrina.

tipos-de-cancer-de-prostata

Tipos de câncer de próstata: Adenocarcinoma

Apesar do nome exótico, o adenocarcinoma é um tipo de tumor bastante comum. Originado por mutações em células secretoras, esse é um tipo de câncer maligno que pode atingir quase todos os órgãos do corpo. O prefixo adeno significa “junto a uma glândula”, portanto, é nessas partes do corpo que os tumores costumam surgir.

Alguns estudiosos afirmam que mesmo os tumores que nascem em outras localidades do corpo e apenas se alojam em uma região próxima da próstata podem ser chamados de câncer de próstata. Por isso é comum ouvir falar em tipos de câncer de próstata. Mas na verdade, só se pode considerar tumor da próstata aquele que foi originado nessa glândula.

O câncer de próstata cerca de 10% do total de cânceres do mundo. “O câncer de próstata é um problema de saúde muito importante e frequente nos homens a partir dos 60 anos de idade. No Brasil, é o segundo tipo mais comum entre os homens”, diz o urologista Rui Farinha. Apesar de considerado uma doença da terceira idade, esse tipo de câncer é cada vez mais incidente em jovens.

Apesar de não existirem tipos de câncer de próstata, a doença pode ser dividida em quatro estágios: T1, T2, T3 e T4. No primeiro deles, nem mesmo o exame de toque retal é capaz de detectar a doença. São apenas algumas células cancerígenas, que não formam um tumor palpável. Já no segundo caso, há uma presença de uma massa dura palpável, em um ou nos dois lóbulos da próstata.

Para o estágio T3, as evidências são um pouco maiores, já que correspondem a um estágio mais avançado da neoplasia. Nele, o tumor se estende para fora da próstata, atingindo órgãos como as vesículas seminais. O mais avançado caso da doença é o T4. Nele, o câncer já tomou a próstata e invadiu os órgãos vizinhos, como bexiga e reto.

Escore de Gleason e os tipos de câncer de próstata

As pontuações que os tumores recebem na escala de Gleason também costumam ser denominadas como tipos de câncer de próstata. O escore é obtido após a biópsia. Quando o câncer é detectado, a prostatectomia precisa ser realizada, ou seja, uma cirurgia para a retirada da próstata. A glândula é enviada para a análise e o resultado designa a gravidade do caso.

A escala varia de 2 a 10, onde 2 significa o melhor diagnóstico e 10 significa o pior. O resultado é a combinação de dois escores, obtidos a partir dos 5 tipos de células que podem formar a próstata. Grau 1 é uma célula normal e 5 uma já tomada pela doença. O escore final determina qual dos chamados tipos de câncer de próstata a pessoa possui. Ele é a soma das duas células mais incidentes naquela glândula.

Deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
câncer de próstata
tipos de câncer
próstata
saúde do homem

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ