Clínica Geral

17/10/2014 07:47 - Atualizado em 04/12/2016 12:12

Conheça os principais efeitos colaterais da quimioterapia

Efeitos colaterais da quimioterapia costumam causar medo em quem precisa do tratamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A quimioterapia está entre os tratamentos mais comuns contra o câncer, sendo utilizada geralmente de forma complementar a outras técnicas, como a cirurgia e a radioterapia, por exemplo.

Alguns dos efeitos colaterais da quimioterapia são bem conhecidos pelo público, mas há muita desinformação a respeito das causas dessas reações adversas, o que contribui para a criação e perpetuação de mitos acerca do tratamento.

efeitos-colaterais-da-quimioterapia

Efeitos colaterais da quimioterapia no tratamento do câncer

Para entender como se dá o tratamento e por que surgem os efeitos colaterais da quimioterapia, é preciso compreender o que origina o câncer.

Em seu termo mais genérico, o câncer compreende um conjunto de mais de cem doenças causadas pela proliferação descontrolada de células no organismo. A consequência dessa multiplicação é a formação de um tecido anormal ao órgão, conhecido como tumor.

Várias circunstâncias podem ocasionar esse descontrole da divisão celular, inclusive a predisposição genética, mas a causa mais comum é a exposição a fatores de risco – como o tabagismo, o alcoolismo e radiação solar.

info-efeitos-colaterais-da-quimioterapia

Ação sobre células saudáveis provoca os efeitos colaterais da quimioterapia

A quimioterapia combate o câncer por meio de drogas quimioterápicas que, quando ingeridas ou injetadas no paciente, destroem as células tumorais responsáveis pelo problema.

No entanto, a ação não se limita à área do tumor. Ao mesmo tempo em que o alcance contribui para eliminar as possíveis disseminações do câncer no organismo, também provoca efeitos colaterais ao atingir tecidos saudáveis.

Algumas estruturas que se renovam constantemente, como a medula óssea, os pelos e a mucosa do tubo digestivo também são atingidas pela ação dos quimioterápicos, dando origem aos efeitos colaterais da quimioterapia.

Efeitos colaterais da quimioterapia podem incluir ganho de peso

Um dos efeitos colaterais da quimioterapia mais conhecidos é a queda de cabelo. Embora possa ser constrangedor ficar careca, não há motivo para sentir vergonha dessa condição.

É preciso entender também que se trata de um processo passageiro. “Após o término (do tratamento), as raízes voltam a produzir fios normalmente", explica o oncologista clínico Bruno Pozzi. "Não são todas as drogas que causam a queda de cabelos, mas uma parcela significativa causa esse problema. As maneira mais fácil de contorná-lo são as perucas, algumas beirando a perfeição estética. Muitas pacientes, no entanto, não ligam para a sua calvície temporária, algumas mostrando orgulhosamente o sinal que estão enfrentando bravamente sua doença”.

Incluem-se entre os possíveis efeitos colaterais da quimioterapia:

- Ganho de peso

- Anemia

- Ansiedade

- Constipação

- Diarreia

- Dor

- Fadiga

- Falta de ar

- Febre e infecção

- Insônia

- Mudanças na pele

- Mudanças nas unhas

- Náuseas e vômitos

- Perda de apetite

- Comichão.

Quimioterapia em combinação com outros tratamentos

A quimioterapia pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia é classificada em:

- Curativa

Usada com o objetivo de controlar completamente o tumor, como nos casos leucemias aguda.

- Adjuvante

É complementar à cirurgia e busca esterilizar células residuais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases.

- Neoadjuvante

É utilizada com a finalidade de obter uma redução parcial do tumor, tornando possível a exclusão definitiva por meio de cirurgia e/ou radioterapia.

- Paliativa

Não tem objetivos de cura. É adotada para melhorar a qualidade de vida do paciente após o tratamento.

Gostou da matéria? Então participe da nossa discussão no Facebook e dê sua opinião sobre o tema.

TAGS
Outubro Rosa
câncer de mama
câncer
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ