Clínica Geral

25/03/2015 03:36 - Atualizado em 11/03/2016 07:22

Conheça os méritos e os desafios da saúde no Brasil

Saúde no Brasil sofre com a precariedade de infraestrutura, mas é referência pelo SUS.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um pouco referência, um pouco desleixada: essa é a situação da saúde no Brasil. Entre seus diversos prós e contras, o país, com mais de 200 milhões de habitantes, desfruta de um dos maiores sistemas mundiais de saúde, mas ainda sofre com a falta de infraestrutura. É nos pequenos progressos que nos destacamos.

O combate à dengue recebe incentivos e campanhas publicitárias, a tuberculose está sob controle e a conscientização sobre a Aids é cada vez maior. Por outro lado, pessoas continuam morrendo em filas de hospitais e diversas comunidades sofrem com a precariedade de postos de saúde. Confira um panorama sobre a saúde no Brasil e veja pontos fracos e fortes.

saude no brasil

Problemas da saúde no Brasil

De acordo com uma pesquisa do Data Folha, realizada em 2014, a principal insatisfação dos brasileiros é com a área da saúde. Cerca de 45% dos brasileiros entrevistados indicaram esse como o principal problema do país, na frente de questões como segurança, corrupção, educação e desemprego. Além disso, 62% disseram que a condição é ruim ou péssima.

Os principais motivos que levam a isso são a falta de médicos e enfermeiros para pronto atendimento. Esse tópico da lista de deficiências impulsionou a criação do programa Mais Médicos, que trouxe profissionais cubanos para atuarem no setor da saúde no Brasil. Melhorar o atendimento ruim nos hospitais e postos foi outro objetivo do serviço.

No entanto, a situação não foi de todo resolvida. A falta de recursos e a má gestão do setor figuram como outra falha da saúde no Brasil. Mesmo com profissionais qualificados, os hospitais permanecem com péssimas condições estruturais e com pouca aparelhagem. As filas são sinal do atendimento lento em diversas cidades.

SUS: Programa revolucionou a saúde no Brasil

Criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo. Abrangendo desde atendimentos ambulatoriais simples até transplantes de órgãos, o SUS proporciona acesso total, universal e gratuito para todos os habitantes do país.

sistema é financiado com recursos federais, estaduais e municipais. Regido pelo artigo 195 da Constituição, o SUS integra centros e postos de saúde, hospitais públicos e universitários, laboratórios, hemocentros, serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, além de fundações e institutos de pesquisa acadêmica e científica.

Outro serviço que integra o sistema de saúde no Brasil é a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), criada em 2010 pelo Ministério da Saúde para capacitar e educar permanentemente os profissionais brasileiros. Ela é composta por uma rede colaborativa de instituições de ensino superior.

Entre os pontos fortes da saúde brasileira, estão as unidades básicas, que atendem mais de 66% da população, centros de saúde da família, centros de atenção psicossocial, e a Farmácia Popular, que distribui medicamentos gratuitamente.

Atualmente, o país comemora o aumento da expectativa de vida. Em 2014, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um acréscimo de 0,3 ano na longevidade nacional, de 74,6 para 74,9 anos.

Para você, qual é o maior desafio da saúde no Brasil? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sus
saúde pública
hospitais
pronto atendimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ