Clínica Geral

25/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 06:06

Conheça o tratamento para garganta inflamada

Garganta inflamada é um problema comum no inverno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada do frio, muitos males assombram a saúde das pessoas. Um dos mais comuns é a garganta inflamada. Vamos descobrir agora os principais sintomas e tratamentos para curar o problema de forma prática, sempre com a orientação de um médico.

Sintomas da garganta inflamada

Existem pelo menos três inflamações mais comuns: a faringite, amigdalite e laringite. Há ainda a faringite aguda e a amigdalite crônica, variações mais graves dessas inflamações.

Foto: ShutterstockFoto: Shutterstock

Com a garganta inflamada, usualmente surge uma ferida interna causada por algum corpo estranho, gripe, resfriado, amigdalites, laringite ou por uma faringite. O resultado são dores, desconforto e outros sintomas que o médico facilmente poderá diagnosticar.

Os sintomas mais comuns da garganta inflamada são o desconforto na garganta; tosse seca; dor ao engolir saliva ou comida; garganta vermelha; febre baixa, caso seja uma infecção viral; febre alta, caso seja uma infecção bacteriana; e o mau hálito.

Tratamento para a garganta inflamada

Contudo o que de fato precisamos saber é como tratar a garganta inflamada, para que sua recuperação seja rápida e também eficiente. O ideal é procurar um médico para que ele prescreva a medicação correta para a inflamação. Remédios caseiros podem agravar ligeiramente a crise. 

Caso você tenha se medicado em casa e a garganta inflamada esteja pior, vá imediatamente ao médico de sua confiança, pois ele saberá indicar o antibiótico certo para eliminar o pus da infecção, gânglios inflamados e as fortes dores de garganta. Dentre os medicamentos mais receitados, estão a Amoxicilina, o Ibuprofeno e a Penicilina, que poderão ser adquiridos somente mediante prescrição médica. 

Métodos caseiros para cuidar da garganta inflamada

Apesar da recomendação de procurar sempre um médico, muita gente decide optar por tratamentos caseiros para cuidar da garganta inflamada. A solução caseira mais comum é o bicarbonato. Para isso, misture uma colher de bicarbonato de sódio num copo de água morna e faça gargarejos com a solução. Faça isso pelo menos quatro vezes ao dia para aliviar a dor e o incômodo, além de prevenir infecções.

Outro método caseiro para acalmar a garganta inflamada é o gargarejo com água morna e sal, porque o sal tem propriedades antimicrobianas que ajudam a limpar a garganta e a diminuir os sintomas da doença. Mais uma sugestão para contornar o problema: limonada morna com limão e mel, considerada uma excelente forma para alívio das dores e outros sintomas e desconfortos. Os principais ingredientes usados nas receitas caseiras são o sal e o mel, por possuírem propriedades importantes nesses casos.

O chá de limão com mel e gengibre também é recomendado em caso de garganta inflamada, pois ajuda a aliviar a inflamação. Os benefícios estão nas propriedades antimicrobianas e antioxidante, e por ser rico em vitamina C, o que fortalece as defesas naturais do organismo.

É importante também beber muita água e cuidar da alimentação, preferindo ingerir caldos e sopas para evitar a dor ao engolir. Não esqueça que, mesmo que seja incômodo, alimentar-se é fundamental para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário !

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ