Clínica Geral

11/05/2015 10:28 - Atualizado em 08/12/2016 10:16

Conheça as diferenças entre artrite e artrose

Problemas articulatórios provocam dores e comprometem a mobilidade dos membros.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de serem problemas diferentes, artrite e artrose causam muita confusão, devido aos sintomas parecidos. Porém, é necessário conhecer as particularidades de cada doença, pois os tratamentos e as causas funcionam de formas distintas, exigindo cuidados especiais.

Ambos os problemas acontecem nas articulações e comprometem a mobilidade dos membros. Em geral, acontecem na ligação entre dois ou mais ossos diferentes, como nos joelhos, nos punhos, nos cotovelos, nos ombros e nos tornozelos. Conheça um pouco mais sobre artrite e artrose e saiba como tratá-las.

artrite e artrose

A relação entre artrite e artrose

Nem todas as articulações do corpo são iguais, mas todas podem sofrer com artrite e artrose. Para articular os membros, podemos utilizar tecidos fibrosos, cartilagens ou articulações móveis através de líquidos.

No caso da artrite, ocorre um processo inflamatório das articulações. Com a inflamação, surgem dores, inchaço, vermelhidão e dificuldade para movimentar os membros articuláveis.

Existem inúmeros causas para o surgimento da artrite, entre elas doenças como psoríase, doença de Chron, gota, artrite reumatoide, febre reumática, lúpus, artrite séptica, traumas, síndrome de Reiter, granulomatose e doenças autoimunes.

Quando quatro ou mais articulações estão inflamadas ao mesmo tempo, ocorre a chamada poliartrite. Esses casos acontecem em doenças sistêmicas, como a artrite reumatoide e o lúpus. A monoartrite, por outro lado, é aquela na qual apenas uma articulação está inflamada e, geralmente, acontece nos casos de gota ou artrite infecciosa.

Apesar das diversas formas de artrite existentes, e as inúmeras causas que podem provocá-la, a mais comum é a que decorre da artrose.

Artrose pode originar artrite

A principal diferença entre artrite e artrose é que a primeira consiste na inflamação dos tecidos que formam a articulação, enquanto a segunda é a degeneração das articulações.

Uma artrite mal tratada pode se transformar em quadro de artrose, assim como a artrose crônica pode evoluir para um estágio agudo e causar um novo quadro de artrite. Ou seja, ambas as condições estão bastante ligadas.

Qualquer articulação do corpo pode sofrer com artrite e artrose, mas existem regiões mais afetadas, como as que são utilizadas durante o trabalho. Por exemplo, os motoristas de caminhão ou ônibus são a maioria dos pacientes com casos de problemas articulatórios nos ombros.

Os sintomas que caracterizam a artrite e a artrose podem ser diferentes. Na primeira, as dores nas articulações podem piorar conforme o movimento e melhorar com o repouso da articulação. Podem também ocorrer inchaços articulares e aumento da temperatura na região afetada. A pele no local costuma adquirir uma tonalidade rosada e ficar rígida.

Na artrose, os sintomas mais comuns também incluem dores articulatórias que pioram com o movimento, mas nesse caso ocorre a deformidade da articulação e dificuldade para mexer os membros em função da dor e da rigidez.

O tratamento para as duas enfermidades inclui a ingestão de medicamentos, fisioterapia, perda de peso, prática constante de exercícios físicos e uso de corticoides nas articulações. Nos casos mais graves, pode ser necessária a realização de cirurgia para remover os tecidos lesionados e colocar uma prótese no local da articulação.

Mesmo que as dores articulatórias sejam mais comuns na terceira idade, crianças, jovens e adultos também podem sentir os sintomas de uma artrite ou de uma artrose, principalmente após casos de febre reumática.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E continue ligado, que sempre tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
reumatismo
articulações
movimentos
dores

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ