Clínica Geral

03/07/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 10:46

Conheça as causas de obstrução nasal e como acabar com este incômodo

Obstrução nasal pode se originar a partir de processo inflamatório da gripe.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A obstrução nasal é uma condição que causa muito incômodo a quem convive com ela. Pode ser caracterizada como uma diminuição da quantidade de ar que passa pelas fossas nasais durante a inspiração. Normalmente,quando acompanhada da voz nasalada, dizemos que o nariz está entupido. Conheça as causas e os tratamentos.

Como ocorre a obstrução nasal

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O tamanho do desconforto causado pela obstrução nasal pode ser medido pela importância da respiração, função vital que nosso corpo pratica automaticamente, 24 horas por dia. Dependendo do grau do poblema, pode acontecer que o ar passa a ser inspirado pela boca. Essa condição pode ser classificada em uni ou bilateral, parcial ou total, constante ou transitória – sempre vai depender da sua causa.

Além das fossas nasais, pode haver um bloqueio na região da rinofaringe – a transição entre o nariz e a região da garganta – que também prejudica a respiração e se caracteriza como um tipo de obstrução nasal.

O nariz pode até parecer  uma parte do corpo de pouca importância, mas é necessário que o ar que inalamos passe por ele, pois sua função é umidificar, aquecer e filtrar o ar, bloqueando algumas partículas. Assim, o conteúdo que chega aos nossos pulmões é mais saúdavel. Isso sem contar que pessoas que respiram pela boca não conseguem dormir adequadamente, o que pode prejudicar o seu rendimento durante o dia.

Causas e tratamentos da obstrução nasal

Conheça alguns dos principais quadros de obstrução nasal:

Processo inflamatório da mucosa nasal

Existem várias possibilidades para a origem de uma obstrução nasal. A mais comum é o processo inflamatório da mucosa nasal – o revestimento interno do nariz. Ela ocorre quando há um estímulo do qual a mucosa precisa se defender. Ele pode ser provocado por vírus, bactérias, inalação de produtos químicos irritantes ou processos alérgicos. 

Se esse é o caso, a obstrução nasal provavelmente será temporária e bilateral, ou alternando entre os lados obstruídos, melhorando com a retirada do fator causador. Sabe quando você está gripado e fica com o nariz entupido, tendo dificuldades para respirar pelo nariz? É isso. Se não quiser esperar a gripe passar, podem ser receitados medicamentos descongestionantes, anti-inflamatórios e antialérgicos.

Desvio de septo nasal

Trata-se de uma obstrução à estrutura que divide a parte interna do nariz entre dois lados. Ele pode ocorrer após um trauma com fratura do nariz. Nesse caso, a obstrução nasal é constante e costumeiramente unilateral. O tratamento indicado para esse caso é cirúrgico.

Hipertrofia de adenoides

Também é possível que a causa da obstrução nasal seja a hipertrofia de adenoides. O que é isso? É o aumento da parede posterior da rinofaringe. É uma situação que costuma acontecer na infância, quando o corpo todo está em fase de crescimento e essa parte em particular aumenta acima do normal.

Em alguns casos, o bloqueio pode ser bastante intenso, provocando ronco e intensas dificuldades respiratórias durante o sono. Nessas situações, é importante procurar um médico para avaliar se é necessária uma cirurgia.

Malformação congênita

Existe a possibilidade de defeitos na formação das estruturas internas do nariz, que podem ser de nascença, sendo um problema congênito. É outro caso que pode exigir um procedimento cirúrgico para corrigir a obstrução, dependendo de sua gravidade.

Tumor

Por fim, não é de se descartar que haja um tumor, maligno ou benigno, obstruindo a passagem de ar. É um caso muito mais raro, e costuma se desenvolver lentamente, de maneira unilateral.

Achou o texto interessante ? Gostou das informações? Deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ