Clínica Geral

14/11/2014 10:39 - Atualizado em 06/12/2016 10:37

Confira dicas para prevenção e controle de diabetes

Mudança de hábitos é fundamental para prevenção e controle do diabetes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Esta sexta-feira, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. Nesta data, para conscientizar a respeito da prevenção e controle de diabetes, que afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o planeta, diversas ações são realizadas no Brasil e em outros países.

No estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, luzes azuis se acenderão para lembrar a data. Em seu entorno, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia realizarão testes de glicemia e distribuirão brindes.

Veja o nosso especial Diabetes: Prevenção e Controle

Considerado uma síndrome metabólica, o diabetes exige cuidados específicos principalmente por parte de quem tem a doença no histórico familiar. Sabe-se que, com prevenção e controle de diabetes, é possível evitar complicações e levar uma vida de relativa normalidade, embora seja impossível curar o problema de forma definitiva. A principal arma é a mudança de hábitos. Felizmente, essa decisão só depende de você. Para ajudá-lo nesse processo, reunimos algumas dicas que podem fazer a diferença.

prevencao-e-controle-de-diabetes

Conhecimento para prevenção e controle de diabetes

Antes de especificarmos os métodos existentes para a prevenção e controle de diabetes, é preciso entender como a doença se manifesta no corpo, compreendendo as causas e os possíveis sintomas do problema.

Quando nos alimentamos, o organismo, principalmente por meio do estômago e do intestino, promove a digestão dos alimentos. Nesse processo, parte da comida é transformada em açúcar, a chamada glicose, que é absorvida para o sangue.

A função da glicose no sangue é garantir energia para o funcionamento geral dos tecidos. Para que ela seja aproveitada de forma integral, é necessária a presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. A hiperglicemia ocorre quando a glicose não é suficientemente aproveitada pelo organismo, aumentando sua presença no sangue. O quadro que caracteriza o diabetes é justamente esse: a elevação da glicose.

Entre os sintomas do diabetes, pode-se observar:

- Necessidade excessiva de urinar, obrigando o paciente a acordar várias vezes durante a noite

- Cansaço acentuado

- Visão turva ou embaçada

.- Sede intensa e sem explicação aparente

- Aumento repentino do apetite

- Perda de peso, mesmo ingerindo alimentos de forma excessiva

- Infecções frequentes, principalmente na pele.

Dicas simples para prevenção e controle de diabetes

No que diz respeito à prevenção e controle de diabetes, a grande arma é a mudança de hábitos, principalmente no que se refere à alimentação e ao condicionamento físico. Para evitar a doença, é importante:

- Controlar o peso

- Evitar o tabagismo

- Trabalhar no controle da pressão arterial

- Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas

- Praticar exercícios físicos regularmente.

Se a sua intenção for controlar o problema, esteja atento para:

Exercícios físicos

A atividade física tem um papel fundamental no controle do diabetes, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados e contribui para afastar os riscos de ganho de peso. Idealmente, a prática de exercícios deve ter regularidade de três a cinco dias semanalmente. Antes de tudo, no entanto, trace um plano de ação com o seu médico e busque orientação de qual esporte é o mais indicado para o seu caso.

Controle da dieta

Pessoas diagnosticadas com diabetes devem evitar alimentos com índices glicêmicos elevados, como doces e carboidratos simples, além de massas e pães. A ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico retarda a absorção da glicose, portanto, prefira carboidratos complexos, como castanhas, nozes e grãos integrais.

Verificar a glicemia

Controlar os índices glicêmicos regularmente é uma das opções para identificar a evolução - ou involução - do problema. Para fazer essa medida, será necessário um glicosímetro sempre à disposição. Existem diferentes tipos de aparelhos, mas, normalmente, o resultado é obtido a partir de uma pequena amostra de sangue, obtida ao perfurar o dedo.

Quer saber se você tem risco de desenvolver diabetes? Faça o teste! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Conheça também o Vivo Cuidados com Diabetes!

TAGS
saúde
diabetes
dia mundial do diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ