Clínica Geral

03/11/2014 08:27 - Atualizado em 28/11/2016 03:29

Confira 8 mitos e verdades sobre câncer de próstata

Identificar os mitos e verdades sobre câncer de próstata pode ajudar na prevenção da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que o câncer de próstata é um dos tipos de câncer mais frequentes em homens acima de 50 anos? Em cada 10 casos de câncer em homens, cerca de quatro são de próstata. Saiba mais sobre a doença e tire suas dúvidas sobre os mitos e verdades sobre câncer de próstata.

mitos-e-verdades-sobre-cancer-de-prostata

Mitos e verdades sobre câncer de próstata

1. O câncer de próstata acaba com a vida sexual

Um paciente desse tipo de câncer pode, sim, ter a capacidade de ereção afetada. Mas isso depende de vários fatores: a localização e tamanho do tumor, o tipo de tratamento realizado, a idade do paciente e se ele já apresentava problemas de ereção antes da doença. O ideal é conversar com o médico sobre os detalhes da sua condição e dos possíveis efeitos colaterais de cada tratamento.

2. O câncer de próstata ocorre apenas com homens idosos

Um dos principais mitos e verdades sobre câncer de próstata é que ele só afeta homens com a idade mais avançada. A verdade é que esse tipo de câncer é mais comum em homens com mais de 50 anos, mas pode afetar todas as idades. Cerca de 62% dos casos diagnosticados no mundo acometem homens com 65 anos ou mais.

3. Vasectomia pode causar câncer de próstata

Algumas pesquisas antigas indicavam que a vasectomia poderia aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata. Porém já foi comprovado recentemente que a vasectomia não é um fator de risco para a doença.

4. Se não apresenta sintomas, não possui a doença

Esse é um mito. Existem diferentes tipos de câncer de próstata, e cada um se manifesta de um jeito diferente. Sem falar que varia bastante de homem para homem também. A maioria dos casos da doença se desenvolve lentamente e pode não apresentar sintomas. Em outros casos pode causar dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e hematúria (presença de sangue na urina).

5. Câncer de próstata é contagioso

Entre os mitos e verdades sobre o câncer de próstata está que a doença pode ser infecciosa ou contagiosa. No entanto, isso é equivocado, não há nenhuma chance de ser transmitida para outras pessoas.

6. O tratamento do câncer de próstata causa incontinência urinária

A incontinência urinária pode ser uma consequência do tratamento do câncer de próstata, mas isso é raro. Cerca de 1 em cada 5 homens tem incontinência urinária devido ao tratamento.

7. Todo tumor ou nódulo na próstata é câncer

Os tumores podem ser malignos ou benignos. Com isso, nem todos caracterizam o câncer de próstata. Apenas 30% dos tumores no local são câncer.

8. Alimentos contribuem para causar ou tratar a doença

Um dos mitos e verdades sobre o câncer de próstata que também assombra os homens é que a alimentação pode contribuir para o desenvolvimento da doença. Em parte, isso é verdade. Uma dieta rica em gorduras e pobre em vegetais é um fator de risco do câncer de próstata. E substâncias como o selênio (castanha do pará), licopenos (tomate, beterraba, cenoura) e zinco ajudam a prevenir a doença.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
próstata
câncer de próstata
prevenção do câncer
tratamento do câncer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ