Clínica Geral

17/02/2015 08:26 - Atualizado em 06/12/2016 11:14

Concentração: Saiba por que é tão difícil manter o foco

A falta de concentração pode ser atenuada com alguns hábitos simples.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter capacidade de concentração é essencial para realizar qualquer atividade do dia a dia. Porém, num mundo cada vez mais agitado, muitas pessoas têm problemas para manter o foco. Veja as consequências desse mal e como melhorar a atenção dispensada às tarefas cotidianas.

concentracao

Falta de concentração

Em geral, prestar atenção significa inibir todas as distrações, de acordo com as necessidades do momento. Mas algumas pessoas têm essa capacidade prejudicada, não conseguindo manter o foco em apenas uma atividade e desconcentrando-se facilmente.

A capacidade de concentração de uma pessoa está ligada ao funcionamento adequado e integrado de diversas áreas do cérebro. Ele recebe informações constantemente, mas sua capacidade de processamento é muito menor. Por isso, é necessário filtrar ou bloquear boa parte dessa informação toda.

Existem diversos problemas de falta de concentração ou excesso de distração, que acabam prejudicando a vida social e profissional. Podem ser causados por transtornos específicos, como o TDAH. Nesse caso, a principal dificuldade é retomar o foco após uma tarefa ser interrompida.

Além disso, outros problemas podem causar a incapacidade de prestar atenção, como os transtornos de aprendizagem. Esse caso é comum em crianças e jovens que têm dificuldade de fazer as tarefas e manter o foco durante as aulas. Preocupação excessiva, baixa autoestima, ansiedade, estresse e medos em geral também contribuem para a falta de atenção.

Dicas para melhorar a concentração

Com algumas mudanças de hábito, é possível melhorar a concentração. Para isso, a pessoa precisa ser disciplinada, aumentando gradualmente a capacidade de prestar atenção.

A primeira dica é fazer uma atividade de cada vez, levando o tempo que for necessário. É comum estar fazendo uma tarefa já pensando na próxima, e isso faz com que a pessoa não consiga manter o foco em nenhuma delas. Só vá para a próxima atividade depois de terminar a anterior. Começou, termine.

Outro passo importante é o autoconhecimento. Observe a sua rotina e identifique o que mais distrai a sua atenção - se são as redes sociais, o celular, as notícias, a música, o colega do lado. Identificando o que tira o seu foco, fica mais fácil bloquear as distrações e resolver o problema.

Para conseguir prestar mais atenção, você também pode exercitar a sua mente. A concentração é como um músculo e, quanto mais você exercita, mais forte ele fica.

Existem exercícios específicos que você pode fazer, como ouvir música usando fones de ouvido, enquanto você faz outra atividade. A ideia é realizar a tarefa sem se distrair com a música. Outra dica é tirar alguns minutos do dia para meditar e relaxar, pois um dos grandes causadores da falta de atenção é o estresse.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atenção
trabalho
estresse
meditação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ