Clínica Geral

15/02/2017 12:38 - Atualizado em 15/03/2017 04:19

Como fazer uso do ar condicionado no verão sem prejudicar a saúde

Especialista dá dicas de como utilizar o aparelho de forma adequada

POR

Redação

  • +A
  • -A

O verão está no auge e as altas temperaturas tornam o uso do ar condicionado indispensável, especialmente para quem fica longos períodos em lugares pequenos e fechados. No entanto, é preciso saber como utilizar o aparelho, para que este proporcione um ambiente agradável, sem causar danos à saúde.

Como fazer uso do ar condicionado

O otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam explica que o ar condicionado deve ser entendido como um equipamento que prepara o ar que irá entrar dentro do nosso corpo e dos nossos pulmões, para suprir a necessidade de oxigênio e a retirada do gás carbônico. “Por isso, dá para imaginar a responsabilidade de tal equipamento. Caso haja qualquer tipo de anormalidade técnica, isso poderá ocasionar diversos males para a nossa saúde”, alerta.

Embora o calor intenso provoque a vontade de deixar o equipamento ajustado em temperaturas mais baixas, é preciso ter atenção a isso, uma vez que ao deixar frio, isso pode levar a uma diminuição das defesas do sistema respiratório.

A paralisação da movimentação dos cílios, que são microestruturas que movem as secreções normais e anormais do nosso sistema respiratório, leva a uma maior chance de desenvolvimento de infecções virais e bacterianas, como:

• Sinusites
• Piora da rinite alérgica
• Laringites
• Faringites
• Traqueítes
• Bronquites
• Asma (podendo levar até em casos extremos a broncopneumonia).

O especialista reforça ainda que as temperaturas baixas podem ainda causar o ressecamento dos olhos, especialmente em quem trabalha com computadores. Isso faz com que a pessoa geralmente pisque menos, diminuindo o lacrimejamento e expondo mais a conjuntiva e córnea ao ar seco.

Como evitar os danos no ar condicionado

A primeira recomendação do Dr. Jamal é não deixar a temperatura do ar condicionado abaixo de 21 graus. Além disso, a manutenção do equipamento é essencial: “Limpeza do filtro e de todo o sistema, além da regulagem da temperatura e umidade do ar, são indispensáveis de tempos em tempos, especialmente quando o seu uso é constante”, recomenda.

Outro hábito extremamente benéfico é manter-se hidratado, bebendo água durante todo o dia. Vale a pena ainda borrifar soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia, já que, segundo o otorrinolaringologista, isso ajuda muito a umedecer o nariz e favorece um melhor funcionamento de todas as defesas.

Choque térmico

O médico chama atenção para os choques térmicos, especialmente em pessoas que ficam entrando e saindo de ambientes quentes para o ar frio. “Além disso, cuidado também quando ligar o ar, pois geralmente a pessoas ligam no mais frio possível e depois vão aumentando. O ideal é ligar em mais ou menos 24 graus e ir diminuindo lentamente a temperatura para 21 graus”, indica.

Uso do ar condicionado em carros

O carro é um lugar rico em chances de problemas respiratórios, especialmente para os alérgicos. Por isso, a recomendação é sempre manter o sistema do ar condicionado limpo e isento de fungos e bactérias, além de manter o direcionamento do ar para cima e longe do rosto ou do corpo.
Ao fazer uso do ar condicionado de forma correta, você poderá desfrutar de uma temperada amena e agradável, sem colocar sua saúde em risco. Para outras dicas de saúde, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também