Clínica Geral

06/07/2015 11:09 - Atualizado em 01/12/2016 12:16

Como baixar o colesterol: Confira 3 hábitos saudáveis

Boa alimentação e prática regular de exercício influenciam diretamente na saúde.

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Redação

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Visto como um grande vilão da saúde de homens e mulheres, o colesterol é essencial para o bom funcionamento do organismo. No entanto, quando os níveis estão alterados, podem, de fato, trazer consequências para a saúde do indivíduo. Alguns cuidados básicos podem ser boas opções de como baixar o colesterol.

O médico endocrinologista Mateus Dornelles Severo explica que o colesterol é um álcool policíclico de cadeira longa. Ele faz parte das membranas celulares dos mamíferos e é, em grande parte, fabricado no fígado e absorvido através da ingestão de alimentos. O que isso quer dizer para o seu corpo e sua saúde? Confira.

como baixar o colesterol

A diferença entre o colesterol “bom” e “ruim”

Dr. Severo explica que o colesterol é insolúvel em água. Portanto, precisa ser transportado por proteínas no sangue. As duas principais proteínas transportadoras de colesterol são a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL).

“A LDL transporta o colesterol do fígado para os diferentes tecidos. Quando seus níveis estão elevados, estão associados ao entupimento dos vasos sanguíneos e a doenças como infarto e isquemias. Já a HDL faz o transporte no caminho reverso, isso é, são capazes de absorver o colesterol dos vasos sanguíneos e levá-lo ao fígado”, explica o especialista.

A alta dos níveis de LDL (o colesterol ruim) se deve por causas variadas, tais como predisposição genética, obesidade, hipotireoidismo, diabetes mellitus tipo 2, consumo excessivo de álcool e doenças do fígado e dos rins.

“Apesar de a maior parte do colesterol circulante ser produzida pelo fígado, a alimentação pode contribuir com essa elevação. Uma dieta rica em gorduras saturadas, presente em carnes vermelhas, e pobre em gordura polinsaturadas, presente no azeite de oliva e nos peixes, contribui para aumento nos níveis de LDL”, explica.

Como baixar o colesterol em 3 passos

1. Diga adeus ao sedentarismo

Manter uma vida ativa, com prática regular de exercícios físicos, influenciam diretamente na tarefa de baixar o colesterol. Além de controlar o peso, isso contribui para melhorar a proporção entre os níveis de LDL e HDL. “Em outras palavras, manter-se ativo ‘puxa o colesterol bom para cima’”, afirma Dr. Severo.

Uma simples caminhada diária já é uma forma de baixar o colesterol. Participar de uma aula de dança ou praticar algum esporte também são algumas opções para deixar o sedentarismo de lado.

2. Tenha uma alimentação saudável

A dieta é outro ponto muito importante para diminuir o colesterol ruim. “A alimentação correta para qualquer pessoa que deseje ter níveis de colesterol dentro das faixas adequadas deve ter menos produtos industrializados ricos em gorduras trans ou açúcar”, esclarece o médico endocrinologista.

Para uma vida saudável, o cardápio deve incluir fibras, encontradas em frutas e vegetais, e alimentos que forneçam gorduras polinsaturadas, como peixes, azeite de oliva, abacate, amêndoas, castanhas e nozes.

3. Fique de olho no seu peso

Uma coisa completa a outra. Se você não tem o hábito de praticar exercícios e possui uma alimentação calórica, seu peso aumentará e isso refletirá diretamente nos níveis de colesterol.

“É preciso explicar que não é o colesterol alto que influencia no peso da pessoa, mas o peso da pessoa que influencia no colesterol. O excesso de peso, principalmente se localizado na região abdominal, leva a uma série de alterações metabólicas que culminam com elevação dos níveis de LDL e redução dos níveis de HDL”, explica o especialista.

Levar uma vida saudável é a melhor forma de baixar o colesterol, além de manter o organismo livre de outras doenças. Quais são seus hábitos? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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