Clínica Geral

05/05/2015 09:22 - Atualizado em 13/01/2017 01:16

Como baixar a febre? Veja 5 dicas para seguir em casa

Antes de tomar medicamentos, você pode recorrer a soluções caseiras para atenuar a febre.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Poucas situações tiram tanto o sono de uma mãe quanto os filhos febris. É um movimento quase automático: o pequeno diz que não se sente bem e a mãe leva a mão à testa. Porém, não são apenas eles que podem sofrer com o aumento da temperatura, então é necessário saber como baixar a febre logo que ela surge.

São inúmeras as possíveis causas para a febre surgir. Por si só, ela não é uma doença, mas o sintoma de que algo está errado no organismo. A temperatura do corpo aumenta quando o corpo produz mais glóbulos brancos a fim de combater alguma infecção. Conheça algumas causas e saiba como baixar a febre.

Por que surge a febre?

No cérebro, existe uma região conhecida como hipotálamo, que age como um termostato e controla a temperatura do organismo. Quando o corpo esquenta, essa área é ativada e faz com que tentemos combater um agente agressivo aos nossos órgãos, geralmente vírus ou bactérias.

como baixar a febre

A partir de então, substâncias são liberadas e agem no termostato, que eleva a temperatura em dois ou três graus acima do valor regular. O padrão mais aceito entre os adultos é de que todo o organismo esteja aquecido normalmente por volta dos 37ºC.

Não existe um consenso de especialistas sobre a febre auxiliar na defesa do corpo. No entanto, a maioria afirma que a principal função das altas temperaturas é alertar sobre algo errado, mas não atuar defendendo de alguma forma. Por isso, o recomendável é encontrar meios de baixar a febre.

Mas, afinal, como baixar a febre?

A febre costuma sumir do corpo naturalmente. Caso ela seja sintoma de alguma doença mais séria, então será persistente e alta, acima dos 39ºC. Nessas situações, é imprescindível buscar o médico. Em casa, as primeiras medidas podem ser tomadas, sem necessitar de medicamentos. Quer saber como baixar a febre?

1. Compressas frias na testa, acima do peito e nos braços, feitas com uma toalha úmida ou bolsa térmica, podem ajudar. Coloque o pano pressionando as regiões mais quentes do corpo. Se houver desconforto em contato com a umidade ou caso a pessoa sinta muito frio, não faça as compressas para não agravar o quadro.

2. Você sabia que é possível baixar a febre com a alimentação? Quanto mais quente o corpo, maior o consumo de energia. Então, faça uma dieta leve, com alimentos que sejam facilmente digeridos. Dessa forma, o organismo não queima tanta energia para fazer a digestão.

3. Beba muita água para hidratar o corpo e manter a regulação de temperatura do organismo.

4. Com a febre, os batimentos cardíacos são acelerados, gastando mais energia. É recomendável sempre repousar e evitar a sobrecarga do organismo, quando se estiver em estado febril. Não faça atividades físicas intensas, mas também não permaneça inerte o tempo todo. Faça as atividades mais leves da rotina.

5. Tomar um banho morno também ajuda a baixar a temperatura. Deixe a água escorrer pelo corpo por bastante tempo e procure relaxar. A água fria deve ser evitada porque acelera os batimentos cardíacos e sobrecarrega o organismo.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sintomas
organismo
doenças
infecção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ