Clínica Geral

19/01/2016 10:00 - Atualizado em 15/11/2016 11:49

Comemore o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

Esse profissional atua no tratamento de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 19 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional, um profissional que trabalha em diversas áreas, tratando a saúde física, mental, emocional e social dos pacientes. Ele pode desenvolver tratamentos tanto para crianças com dificuldade de aprendizagem quanto para idosos que tenham sofrido perda motora ou cognitiva devido a alguma patologia ou o próprio envelhecimento.

A data serve não só para reconhecer a profissão, mas também para divulgar os benefícios que ela pode trazer para a sociedade, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar do ser humano em geral.

dia mundial do terapeuta ocupacional

19/1: Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

Essa data representa a regulamentação da Lei nº 938, do ano de 1969, que estabeleceu um código de ética supervisionado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estabelecendo, assim, o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.

Além de marcar um acontecimento importante para a área, a data também homenageia os terapeutas ocupacionais, reconhecendo a sua importância para a prevenção e o tratamento de diversos problemas de saúde.

O Dia do Terapeuta Ocupacional também é uma oportunidade para divulgar informações sobre a profissão, pois, com exceção da região Sudeste, há uma carência de terapeutas ocupacionais em todo Brasil.

Saiba mais sobre a terapia ocupacional

O terapeuta ocupacional auxilia não só na prevenção, mas também no tratamento e no controle de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, problemas que podem ser resultantes de distúrbios genéticos, traumas ou doenças. O tratamento é feito com a utilização atividades terapêuticas bem específicos, voltadas para as necessidades e as limitações de cada paciente.

No caso das crianças, alguns problemas que podem ser tratados com a terapia ocupacional são atrasos no desenvolvimento, transtorno da coordenação motora e da aprendizagem, disfunção visual, paralisia cerebral, mielomeningocele, lesão medular, síndrome de Down, autismo e doenças neuromusculares.

Com a terapia, essas patologias neurológicas são compreendidas e é feito um acompanhamento para que a criança possa conviver normalmente com as suas limitações, não prejudicando a qualidade de vida.

Um dos princípios dos tratamentos infantis é brincar para interagir e aprender, estimulando o desenvolvimento neuropsicomotor para que a criança desenvolva seu repertório motor, sensorial, cognitivo, social e emocional.

Saiba Mais
Saiba o que o terapeuta ocupacional pode fazer pela sua saúde
Fisioterapia pediátrica estimula habilidades físicas
Terapia ocupacional para idosos aumenta qualidade de vida

Na neurologia adulta, alguns problemas que são alvo da intervenção do terapeuta ocupacional são o acometimento funcional por doenças como o AVC, Parkinson, trauma cranioencefálico (TCE), esclerose múltipla, lesão medular e distrofias neuromusculares, que causam prejuízos motores, perceptuais, sensoriais, cognitivos e emocionais.

Os idosos também são muito beneficiados pela terapia ocupacional, que auxilia no tratamento de dificuldades causadas por acometimento motor, cognitivo e emocional, que ocorrem pelas próprias limitações da idade ou então são associadas a alguma patologia comum da velhice.

Nesses casos, as atividades terapêuticas são muito bem analisadas e definidas para que sejam trabalhadas terapias que favoreçam o processo de adaptação a essa fase da vida. Além de promover o envelhecimento sadio, o profissional ajuda também a prevenir ou amenizar estados de dependência funcional, buscando o bem-estar, a produtividade e a valorização do idoso.

O terapeuta ocupacional pode atuar em locais como hospitais, ambulatórios, consultórios, clínicas, projetos sociais, sistemas prisionais, órgãos de controle social, empresas, creches, escolas, entre outros.

Você já conhecia a importância da terapia ocupacional? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapia ocupacional
reabilitação
desenvolvimento
data comemorativa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ