Clínica Geral

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 11:11

Colagenase é indicada para queimaduras

Aprenda a usar a pomada colagenase para tratar a pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A colagenase é um produto usado principalmente para tratar queimaduras na pele. Pode ser encontrada como creme, pomada ou unguento estéril para aplicação tópica.

O que é a colagenase

A colagenase medicinal é uma enzima com substrato de colágeno nativo e desnaturalizado, o principal constituinte da pele. É extraída do meio de cultivo do Clostridium histolyticum e é utilizada para remover os restos celulares e extracelulares do tecido necrosado.

Sua utilização contribui para a neoformação de tecido e reepitelização das úlceras e escaras dérmicas. O colágeno do tecido sadio ou neoformado não é atacado pela colagenase.

Indicações da colagenase

A colagenase é indicada essencialmente para queimaduras em face e pescoço. Essas áreas precisam de um tratamento especial, em decorrência de possíveis danos a vias aéreas superiores e a cartilagens da orelha e dos olhos, além da possibilidade de ocorrência de microstomia cicatricial e contratura cervical.

Colagenase
Colagenase pode limpar lesões e tratar queimaduras no corpo. Foto: Shutterstock

Recomenda-se também a colagenase para limpeza de lesões, de qualquer origem ou localização: em ulcerações e necroses (úlcera varicosa, gangrenas das extremidades, úlcera por decúbito, congelamentos), lesões de difícil cura e antes de transplantes cutâneos.

Como aplicar a colagenase

O processo de aplicação se inicia removendo todo o material necrosado. Depois disso, limpa-se a lesão com uma solução fisiológica, não secando em sua totalidade, pois a enzima tem sua ação enzimática aumentada com a umidade. A colagenase deve ser aplicada uniformemente, com espessura de aproximadamente 2 mm.

Nas necroses completamente secas ou duras, estas devem ser amolecidas antes da aplicação da pomada, por meio de compressas úmidas. Depois de aplicar a pomada, é preciso cobrir a lesão com gaze e umedecê-la com água destilada ou solução de cloreto de sódio 0,9%. O curativo deve ser trocado todo dia, e a ação pode ser incrementada repetindo-se a aplicação duas vezes ao dia.

A cada troca de curativo, deve ser retirado todo o material necrótico desprendido, com auxílio de pinça, espátula ou por lavagem, tendo o cuidado de não usar detergentes, sabões ou solução anti-séptica (álcool iodado, mercúrio cromo), pois estes produtos inativam a ação da colagenase.

Com o intuito de evitar a possibilidade de reinfecção, recomenda-se observar rigorosamente a higiene pessoal durante a utilização da colagenase. Antes da aplicação, deve-se fazer a limpeza do local com solução fisiológica estéril, removendo todo o material necrosado e exsudatos, que impedem a cicatrização. A ação da enzima depende dessa limpeza.

Vivo Ligue Saúde: Uma linha direta com enfermeiros de plantão para tirar suas dúvidas

Achou o texto interessante? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum.


TAGS
pele
tratar queimaduras
renovação da pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ