Clínica Geral

29/05/2015 01:37 - Atualizado em 09/12/2016 02:07

Coceira anal pode ser causada por hemorroidas ou fissura

Saiba como tratar o problema e conheça hábitos que minimizam o desconforto na região.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A coceira anal é um problema frequente em muitos indivíduos. Os médicos chamam o problema de prurido anal. Acredita-se que a sensibilidade da região se dê pela inervação do local.

Muitas pessoas sofrem desse problema e acabam não procurando ajuda médica por vergonha e constrangimento. No entanto, em alguns casos, a coceira anal pode representar doenças ou maus hábitos e precisa de um acompanhamento especializado.

coceira anal

Os motivos da coceira anal

A higienização da área de maneira adequada é uma das formas de combater o problema. O acúmulo de resíduos fecais pode causar irritação e coceira e, por isso, é fundamental que a limpeza seja cuidadosa.

Alguns alimentos também colaboram para o desconforto, tais como café, chá, refrigerantes de cola, bebidas alcoólicas, chocolates e frutas cítricas. Além disso, roupas muito apertadas e tecidos sintéticos podem colaborar para a coceira anal.

Porém, em algumas situações, o problema pode ser um pouco mais complexo e exigir alguns cuidados mais pontuais para a resolução. É o caso das hemorroidas, a inflamação das veias que ficam na parte final do intestino, no canal anal.

O combate do problema envolve cuidados em casa com medicamentos específicos. Para casos mais severos, há necessidade de intervenção cirúrgica ou tratamentos alternativos, como coagulação infravermelha ou injeções tópicas.

Além delas, a fissura anal, uma doença caracterizada por uma ferida na pele da região, também pode causar prurido e ardência. O tratamento não cirúrgico, para casos mais simples, consiste em manter bom funcionamento intestinal, banhos de assento com água morna e medicamentos de uso tópico, prescritos por um especialista.

Para evitar o problema

Para evitar o desconforto da coceira anal, siga algumas dicas para trazer mais qualidade para sua vida:

- Adote uma dieta rica em fibras para estimular o bom funcionamento do seu intestino

- Procure não machucar a pele com arranhões, mesmo quando sofrendo de coceira anal

- Mantenha a região sempre limpa, preferencialmente lavando-a com água e sabão. Se não for possível, utilize papel higiênico macio ou umedecido para evitar irritações

- Não aplique produtos com álcool, perfumes e corantes na região, pois podem irritar a área

- Prefira roupas feitas de algodão e que não sejam muito apertadas. Elas contribuem para manter o local ventilado e seco. Evite tecidos sintéticos

- Não se automedique. Mesmo utilizando apenas pomadas, os produtos errados podem agravar a coceira anal.

Se estiver sofrendo com o problema, procure um proctologista para pedir aconselhamento. A visita a um médico contribuirá para encontrar a causa e trará mais qualidade de vida, sem esse desconforto desagradável.

Você sofre de coceira anal? Deixe a vergonha de lado e procure auxílio para eliminar esse mal da sua vida. Além disso, lembre-se de sempre investir em uma boa higiene e em hábitos saudáveis. Aproveite para conferir algumas dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fissura anal
hemorroida
prurido
higiene

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ