Clínica Geral

21/07/2014 11:00 - Atualizado em 09/12/2016 04:12

Chá contra gripe funciona mesmo? Veja como preparar

Chá contra gripe pode amenizar sintomas da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não precisa de muito para perder a conta de quantas gripes você já pegou na sua vida. A doença chega especialmente nos meses mais frios do ano, quando nossa imunidade está mais baixa. Um clássico para combater os sintomas é o chá contra gripe preparado pela sua mãe ou avó.

Chá contra gripe ameniza sintomas

Elas costumam ter na manga receitas pra tudo: dor de garganta, dor de ouvido, febre, indisposição, dor de barriga... A dúvida que fica é: o chá contra gripe realmente funciona?

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Na realidade a gripe acontece por conta da ação de um vírus. Ele só pode ser evitado com uma eficácia significativa por meio das vacinas. O que os chás podem fazer é amenizar os sintomas da doença. Você já deve ter experimentado aquela moleza horrível que lhe acomete quando a gripe chega – parece que nosso corpo passa a pesar 50 quilos a mais.

Só o fato de o chá contra gripe hidratar o seu corpo já ajuda. Mas algumas receitas aliviam o mal-estar porque seus ingredientes possuem propriedades com determinadas funções, que podem ser pontuais e dar a impressão que você está curado da gripe. Combinar o chá com o mel potencializa o resultado, pois ele hidrata a mucosa.

Receitas de chá contra gripe

Veja algumas receitas de chá contra gripe para amenizar os sintomas da doença:

Chá de laranja, limão e mel

Ingredientes: 1 limão; 2 laranjas; 2 colheres de mel; 1 xícara de água. Descasque o limão e as laranjas, colocando suas cascas para ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Então, com a ajuda de um espremedor, retire o suco das frutas e adicione-o ao chá resultante da fervura das cascas. Ferva essa mistura por mais 10 minutos e, depois de coar, adicione mel.

Chá de eucalipto

Ingredientes: 1 xícara e meia de água; 2 folhas de eucalipto; 1 colher de chá rasa de alecrim e folhas de hortelã. Cozinhe todos os ingredientes por alguns minutos na água. Depois de ferver, deixe abafado, tampando o recipiente, por 5 minutos e então coe e beba. 

Chá se sabugueiro

Ferva uma xícara de água e, depois acrescente uma colher de sopa de flores de sabugueiro. Tampe o recipiente e deixe abafando por alguns minutos. Coe e beba em seguida. Atenção: esse chá não pode ser tomado em excesso, pois isso poderia causar perda de potássio no organismo. Recomenda-se beber apenas três xícaras dessa receita por dia, não mais do que isso.

Chá de gengibre

Ingredientes: 2 xícaras e meia de água; raiz de gengibre com cinco centímetros; meio limão siciliano em rodelas; 1 pau de canela. Pique a raiz de gengibre e ferva todos os ingredientes. Depois de ferver deixe esfriar e beba.

Chá completo

Ingredientes: 4 fatias de gengibre; 1 colher (sobremesa) de folhas secas de capim limão;  1 colher (sopa) de folhas frescas de tomilho; 1 colher (sobremesa) de folhas secas de hortelã;  1 xícara (chá) de água; casca de meio limão. Basta ferver a água e inserir todos os ingredientes. Então tampe e deixe-os agir por cinco minutos. Depois disso coe e beba.

E aí, gostou das receitas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ