Clínica Geral

06/10/2014 10:11 - Atualizado em 03/12/2016 08:41

Causas do colesterol alto: Como combater o problema em sua origem

Entender as causas do colesterol alto é o primeiro passo para eliminar o problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Rotina agitada, cotidiano atribulado, compromissos inadiáveis, pressa e estresse. Essas são algumas das características do nosso dia a dia que acabam interferindo na qualidade de vida. A alimentação e os exercícios físicos também são prejudicados pela correria, o que pode ocasionar sérios problemas de saúde. Entre as doenças mais comuns, está o colesterol alto. Agir de forma preventiva, combatendo as causas do colesterol alto, é a principal medida para evitar complicações mais graves no futuro.

Antes de abordar os sintomas, o tratamento e as causas do colesterol alto, é preciso explicar que existem basicamente dois tipos de colesterol: o bom, HDL; e o ruim, LDL. Para que o organismo funcione perfeitamente, ambos são necessários, mas em quantidades equilibradas. De maneira geral, o colesterol pode ser caracterizado como gorduras absorvidas pelo organismo e lançadas na corrente sanguínea, onde são transportadas por proteínas, formando a lipoproteína.

causas do colesterol alto

O colesterol bom contribui na produção de alguns hormônios benéficos ao organismo e também auxilia na produção de vitamina D. No entanto, o acúmulo do colesterol ruim provoca a obstrução das artérias, o que força o coração a trabalhar mais e pode resultar em graves problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e a arritmia cardíaca.

Hábitos relacionados às causas do colesterol alto são comuns

Os hábitos que causam o acúmulo de colesterol ruim no sangue são relativamente comuns nos dias de hoje, podendo estar relacionados com a rotina atribulada e o tempo cada vez menor para refeições e a prática de atividades físicas:

- Sedentarismo

- Consumo de alimentos gordurosos - principalmente de origem animal - e pouco nutritivos

- Obesidade.

Além desses fatores, características genéticas e hereditárias podem contribuir para o colesterol alto.

Combatendo as causas do colesterol alto

De acordo com o médico endocrinologista Mateus Severo, “a adoção de mudanças radicais no estilo de vida do paciente, com uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos” é fundamental para evitar as causas do colesterol alto. Confira abaixo o que comer para reduzir os índices e quais alimentos você deve evitar.

Consuma à vontade:

- Frutas e legumes crus

- Aveia e outros tipos de fibras

- Peixes, aves sem pele e carnes cozidas e assadas, ao invés de fritas e empanadas

- Pão, macarrão, arroz e outros cereais na versão integral

- Leite e iogurte desnatados.

Evite:

- Frituras e alimentos gordurosos, como molhos cremosos e salgados de bares

- Carnes gordas, especialmente a vermelha e de origem suína (retire a gordura aparente da carne antes de comer)

- Derivados do leite integral, como queijos gordurosos, molhos e doces

- Alimentos industrializados, principalmente os ricos em gordura vegetal hidrogenada.

Doença não apresenta sintomas

Pode-se dizer que o colesterol é uma doença silenciosa, já que não existem sintomas específicos. Geralmente, o problema só é descoberto após a ocorrência de algum ataque cardíaco. Por isso, é importante consultar o médico periodicamente e realizar exames específicos para medir os níveis de colesterol, principalmente se você apresentar alguma das situações de risco, como obesidade e predisposição genética.

Gostou da matéria? Então curta nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
colesterol
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ