Clínica Geral

20/08/2014 10:00 - Atualizado em 04/12/2016 09:43

Caso Robin Williams: Sintomas de depressão atingem até pessoas bem-sucedidas

Apatia e sonolência estão entre os sintomas de depressão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Pessoas conhecidas pelo público por causa do sorriso e pelo dom de fazer rir. Cantores renomados, atores de sucesso, empresários com rendas altíssimas. Todos sofrendo da mesma doença. Se você pensa que os sintomas de depressão não se apresentam para pessoas bem-sucedidas, é hora de rever seus conceitos.

sintomas-da-depressao

A mais nova prova de que a depressão atinge pessoas com carreiras brilhantes é Robin Williams. O comediante, vencedor do Oscar, foi encontrado morto por asfixia em um ato de suicídio. Mas o que leva alguém venerado por milhares a atentar contra a própria vida?

sintomas-de-depressao

Sintomas de depressão

Todo caso de depressão é único. No de Williams, muita gente nem desconfiava de sua condição. Para todos, foi um choque descobrir que o ator que arrancava risadas em filmes, seriados e sessões de stand-up comedy batalhava contra um fardo tão grande. Outros fatores envolvidos eram o vício em bebidas alcoolicas e drogas e um diagnóstico recente de Mal de Parkinson, revelado por sua esposa.

Outros gênios da arte também sofreram com o distúrbio. Entre os comediantes, Fausto Fanti, da dupla Hermes e Renato, também tirou sua própria vida no fim de julho deste ano. Já Chico Anysio passou por 24 anos de tratamento psiquiátrico. 

Uma rotina muito estressante, uma sequência de noites sem dormir, o acesso livre a álcool e drogas, expectativas depositadas e tantos outros componentes do dia a dia de pessoas bem sucedidas financeira e profissionalmente podem trazer à tona sintomas de depressão.

Conheça quais os sinais desta doença que chega silenciosamente e que precisa de atenção imediata.

- Irritabilidade excessiva

- Ansiedade constante

- Desânimo e aumento do esforço para praticar atividades comuns

- Diminuição da capacidade de sentir prazer em fatores que anteriormente lhe eram agradáveis

- Apatia, desinteresse, falta de vontade

- Indecisão

- Interpretação negativa da realidade

- Perda ou aumento significativo de peso

- Insônia ou sonolência excessiva

- Dores e outros sintomas não justificados por problemas médicos: pressão no peito, sensação de peso nas mãos e nos pés, dores gástricas, dores de cabeça e tensão nos ombros.

Procure ajuda se apresentar sintomas de depressão

Se os sintomas de depressão forem diagnosticados logo, o distúrbio pode ser curado, segundo o médico Adolfo Duarte, que tem experiência em prática molecular e integrativa. Conforme Duarte, porém, a doença só pode ser devidamente tratada com medicamentos e psiquiatras se receber o devido apoio da psicoterapia, de uma alimentação saudável, exercícios físicos regulares e noites de sono tranquilo.

Para ele, essa abordagem multidisciplinar é necessária. “As múltiplas visões e ações dos profissionais envolvidos, cada um em sua área, trazem partes valiosas do sucesso do tratamento”, explica o médico. "É como se as medicações e o psiquiatra fossem as muletas e o gesso (fundamentais), mas a psicoterapia é o que faz realmente 'o osso colar'. Entram também, como complementos muito importantes para o tratamento, o nutricionista, o médico ortomolecular e o educador físico".

E você? Já apresentou sintomas de depressão? A doença é mais comum do que a gente imagina. Ela afeta cerca de 350 milhões de pessoas ao redor do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Se você tiver algum sintoma, não tenha receio de procurar ajuda médica.

TAGS
sintomas de depressão
Robin Williams
suicídio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ