Clínica Geral

20/08/2014 03:49 - Atualizado em 27/05/2017 09:55

Caroço na virilha: O que pode levar ao surgimento do nódulo

Entenda quais são as principais causas e o que fazer se tiver um caroço na virilha.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe o que significa um caroço na virilha? Esse nódulo pode ter diversas origens. Algumas delas não merecem grande preocupação. Outras, porém, devem ser tratadas.

Causas do caroço na virilha

Quando surgem caroços em nosso corpo, é comum que nos preocupemos, principalmente se essa reação de inchaço ocorre de uma hora para outra, como é o caso das ínguas – uma inflamação dos linfonodos que caracterizam geralmente uma inflamação. Popularmente, chamamos de caroço na virilha a formação de um nódulo na região.

Estar acometido por um nódulo na virilha significa a presença de um inchaço na região onde a perna encontra a parte inferior do abdômen. O caroço na virilha pode apresentar diversas formas, sendo firme ou mole, bem como dolorido ou completamente indolor.

caroco_virilha

Ainda que motivo de susto em um primeiro momento, é importante entender que o surgimento de nódulos na virilha é mais comum do que se pensa. Mas, afinal de contas, o que eles significam? Na verdade, ter um caroço na virilha pode significar situações bem simples e rotineiras, como reações alérgicas de algum produto ou aparelho de depilação, também pode ser algum traumatismo ocasionado por lesões, como o elástico ou roupas apertadas, pequenos lipomas ou glândulas linfáticas inchadas.

Além disso, um caroço na virilha pode representar glândulas sebáceas obstruídas, geralmente ocasionadas por aparelhos depilatórios – normalmente esses tipos de caroços não doem e podem durar anos, desaparecendo do corpo de uma hora para outra. Para evitá-los uma dica é usar cremes ou óleos que evitem o bloqueio dos poros e, para quem está com caroços nessa região do corpo, o indicado é fazer compressas com água quente que ajudam a abrir os poros.

Caroço na virilha deve ser analisado

Porém, ainda que em sua maioria inofensivos, é importante investigar um nódulo na virilha que dure mais do que três semanas sem nenhuma causa aparente. Isso porque, além das causas inofensivas, caroço na virilha também pode ser indicativo de problemas mais sérios.

Entre eles, estão cistos benignos e malignos, reação de intolerância a algum medicamento, uma hérnia – que de forma geral será caracterizada por uma protuberância mole e grande na virilha, de um lado ou bilateral –, infecção nas pernas e por resultado um inchaço na área da virilha que chamamos de íngua. O nódulo pode ainda representar o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis como herpes genital, clamídia e gonorreia.

Por isso, ainda que seja sabido que a maior parte desses caroços, cistos ou nódulos que notamos na região da nossa virilha tenham tendência de ser inofensivos, é fundamental a avaliação médica. Uma atenção especial deve ser dada em caso de os caroços sofrerem alteração de cor, ou ainda se o nódulo ou a região como um todo se encontra dolorida por causa dele. Esses são pequenos indicativos que não devem ser ignorados.

Tenha sempre em mente que por menores que sejam, algumas protuberâncias podem ser indicativos de alguma doença mais séria que não custa ser feita a investigação. Tudo aquilo que foge da normalidade do nosso corpo, tanto na virilha quanto em qualquer outra região não deve ser ignorado e o recomendado é que seja feita uma investigação médica para descartar qualquer suspeita.

TAGS
caroço na virilha
nódulo na virilha
dores

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ