Clínica Geral

20/02/2017 04:03 - Atualizado em 26/06/2017 12:55

Carnaval 2017: Como cuidar da saúde nos dias de folia

Dermatologista dá dicas para curtir os bloquinhos de forma saudável

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já estamos oficialmente na semana do carnaval 2017 e chegou o momento de se preparar para curtir todos os dias de folia. Afinal, aproveitar a maratona carnavalesca exige energia e disposições extra. Mas, para isso, é essencial que se tenha alguns cuidados especiais com a saúde, com a pele e o corpo, especialmente quando consideramos o calor intenso tão característico dessa época do ano.

Cuidados para curtir o carnaval 2017

A dermatologista Dra. Claudia Marçal chama a atenção para o fato dos foliões em geral cometerem excessos durante os dias de folia, o que pode comprometer a saúde muito além da quarta-feira de cinzas.

E para quem deseja aproveitar os bloquinhos e festas de forma saudável, a especialista dá algumas recomendações especiais. Confira o que você não pode deixar de fazer para que o carnaval seja marcado apenas pela alegria tão característica da festa mais popular do país:

Preze por uma alimentação leve e saudável

É essencial investir em uma combinação variada de frutas, verduras e legumes. Aposte em folhas verdes escuras, tomate e gengibre, que são bons aliados da saúde por serem anti-inflamatórios. A nutricionista alerta para os riscos de consumir bebidas e alimentos de procedência desconhecida, devido ao alto risco de causarem intoxicações. E mais: procure consumir alimentos ricos em carboidratos e em fibras. Para isso, vale a pena carregar uma barrinha de cereal, castanhas ou biscoitos integrais.

Não exagere no consumo de bebidas alcoólicas

Bebidas como cerveja, vodca e outros destilados causam desidratação, por isso, não podem de forma alguma substituírem a ingestão de água. “Outras opções para manter a hidratação é a ingestão de água de coco, isotônicos ou sucos naturais”, recomenda a especialista, que completa alertando que nunca se deve consumir álcool em jejum, além de ser importante evitar misturar tipos diferentes de bebidas.

Cuidado com a exposição ao sol

Não é novidade que não é recomendada a exposição ao sol entre as 10h e as 16h. Por isso, prefira curtir os bloquinhos mais cedo ou ao entardecer. E a dermatologista lembra: É imprescindível proteger-se, aplicando a cada duas horas uma camada adequada de protetor solar de, no mínimo, FPS 30. "O mais importante é a reaplicação a cada duas horas ou sempre que transpirar muito ou tomar banho de mar ou piscina. Além disso, não deixe de passar o filtro solar também em dias nublados", reforça. Não abra mão ainda do uso de óculos solares com proteção UV para evitar inflamação da córnea, além de outros problemas.

Cuide também dos seus cabelos

O couro cabeludo também sofre com a intensa exposição ao sol. Para isso, aposte no uso de chapéu ou boné (aproveite que o acessório é uma das tendências desta temporada). Use ainda produtos capilares com proteção solar e sempre molhe os fios com água mineral, especialmente se for nadar. “Isso evitará o acúmulo de cloro ou areia nos cabelos. Se não for possível, use um xampu específico para equilíbrio dos cabelos na hora do banho”, indica.

Use maquiagem adequada

Carnaval sem maquiagem colorida e elaborada não tem graça. Mas para que isso não cause danos à pele é importante investir nos produtos adequados. “Prefira usar somente hidratantes ou BBcreams, ao invés de usar base. Evite o uso de batons de longa duração e prefira os que possuem proteção solar. Sempre se lembre de remover com produtos especiais para área dos olhos, de preferência bifásicos”, recomenda a dermatologista.

Cuide do seu corpo

Procure usar roupas leves para curtir os blocos, preferindo tecidos de algodão e evitando os sintéticos. Não deixe de usar hidratantes corporais para hidratar a pele e prefira tomar banho na água fria ou morna. “É legal ainda aproveitar o carnaval para usar hidratantes corporais que podem ser misturados a óleos com partículas de mica dourada para efeito de hidratação e luminosidade", indica. Evite ainda usar desodorante com alto poder antitranspirante, para não gerar inflamação, além de preferir depilar a pele com antecedência para evitar inflamações.

Dica extra para quem for viajar de avião

Vai viajar para curtir o carnaval? Se for pegar avião, atente-se a um cuidado especial: Antes de decolar, coloque uma camada generosa de hidratante no rosto e mãos (não esqueça as cutículas). Borrife ainda água termal no rosto várias vezes, se a viagem for longa e não deixe de passar protetor labial.

Por fim, não deixe de descansar entre uma festa ou outra. Dormir bem é essencial para repor energias e assim conseguir curtir todos os dias de carnaval!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também