Clínica Geral

05/12/2014 10:09 - Atualizado em 03/12/2016 01:55

Cálculo renal: Saiba quando cirurgia é necessária

A cirurgia de cálculo renal realizada por Pelé trouxe à tona a discussão sobre o assunto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Conhecido popularmente como pedra nos rins, o cálculo renal é uma complicação que pode se dar em qualquer órgão do sistema urinário. Massa sólida, constituída de minúsculos cristais, as pedras causam fortes dores na região abdominal, que costumam ser os sintomas mais explícitos do problema. Entre as formas de tratamento do problema está a cirurgia, que foi a escolha médica no caso de Pelé, o Rei do Futebol.

Cálculo renal: o caso Pelé

peleA internação de Pelé, em decorrência de um cálculo renal, trouxe à tona uma série de comentários e dúvidas a respeito do problema.

Aos 74 anos, o ídolo do futebol brasileiro foi levado às pressas para o hospital em decorrência de fortes dores no abdômen. O que havia sido anunciado como um simples problema estomacal, se tornou a descoberta de pedras nos rins.

Pelé teve de ser submetido a uma cirurgia para a retirada das formações. Isso significa que as pedras que estavam nos rins do ex-jogador tinham um tamanho maior do que 6mm, já que essa é a recomendação para a intervenção. Tirar ou não os cálculos é uma decisão que depende exclusivamente do tamanho de cada um deles.

Após a cirurgia, Pelé passa bem, para alívio dos fãs brasileiros. O procedimento é relativamente simples. Cálculos entre 6mm e 15mm são tratados com ondas de choque que atingem a pedra. Quando passam dos 15mm, é realizada uma punção através de um microcorte na região dos rins. Cálculos que possuem mais de 5cm são retirados através de cirurgia convencional, com abertura do rim.calculo-renal

O que é o cálculo renal

O cálculo renal é causado por estruturas muito semelhantes. As pedras são todas formadas por cristais muito pequenos, o que diferencia uma da outra são a substâncias que compõem esses cristais. Cada um deles possui características e origens diferentes. A formação da pedra é que determina o que não está funcionando bem no corpo e qual o tratamento adequado.

Uma pedra formada por cálcio, por exemplo, é a que ocorre mais comumente. Costumam aparecer em homens, com idade entre 20 e 30 anos e, mesmo após tratamento, têm tendência a reaparecer. Nem sempre o cálcio é o único formador das estruturas. Ele costuma unir-se ao oxalato, o fosfato ou o carbonato. Excesso de vitamina D e problemas intestinais contribuem para o surgimento do problema.

A cistina também é causadora de cálculo renal. Esse tipo de complicação se dá nas vias renais, como a uretra. Costuma surgir em pessoas que sofrem de cistinúria, uma doença renal de origem hereditária. Quem possui cistinúria, elimina uma quantidade excessiva de cistina na urina. Os resíduos acabam se acumulando e formando as pedras.

As pedras de Estruvita são mais comuns em mulheres que sofrem com infecção nos órgãos do trato urinário. Esse fosfato é formado por excesso de magnésio e costuma formar pedras relativamente grandes. As estruturas se formam, principalmente, no rim e na bexiga, podendo bloquear esses órgãos e também a uretra.

Mais comuns em homens do que em mulheres, o cálculo renal de ácido úrico é causado pela perda excessiva de líquido, quando não há recuperação pela hidratação. Dietas ricas em proteínas, gota e quimioterapia também podem ser causadoras do problema. Fatores genéticos têm forte contribuição no surgimento desse tipo de pedra.

No início da formação das pedras nos rins, os sintomas podem não aparecer. Mas com o passar do tempo, dores na região abdominal e ao urinar começam a surgir. Urina com sangue, em tons avermelhados e com mau cheiro também é sinal de que algo não está bem. Náuseas, febre e necessidade de ir ao banheiro muitas vezes ao dia também merecem atenção.

E aí, já sabe como se prevenir desse problema de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
rins
pedra nos rins
cirurgia
pelé

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ