Clínica Geral

14/07/2015 03:28 - Atualizado em 04/12/2016 08:31

Calça apertada pode afetar a circulação

A calça jeans skinny pode ser substituída pela calça legging ou jegging.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A calça apertada pode trazer danos à saúde. Se você é adepta da roupa justa, fique ligada: o uso pode acarretar problemas de circulação e doenças ginecológicas ocasionadas pela reprodução de fungos e bactérias na região íntima.

O que acontece é que, ao utilizar uma calça apertada, o sangue é levado até o pé, mas não consegue voltar. Assim, aos poucos, o inchaço vai sendo formado, podendo ocorrer dores e até lesões de nervos.

calca apertada

Além de estimular o aparecimento de celulite, o uso da calça apertada pode trazer problemas ginecológicos. O hábito de vestir calças justas por longos períodos pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias na vagina. Outros sintomas desconfortáveis são sensação de inchaço abdominal, gases e prisão de ventre.

Os danos causados pela calça apertada

Um dia normal se tornou o pesadelo de uma australiana. A mulher de 35 anos foi ajudar seus parentes em um dia de mudança. Vestiu uma calça justa e ficou por um longo período agachada, separando pertences.

Ao longo do dia, ela começou a sentir a peça cada vez mais justa em seu corpo. Quando estava indo para casa, sentiu dormência nos pés e acabou caindo, sem forças para levantar. A mulher foi levada para o hospital. Lá, os médicos constataram que seus pés e tornozelos estavam extremamente inchados.

Para retirar a calça, foi preciso cortar a peça. Os profissionais, após o fim da retirada, identificaram danos nos nervos entre a panturrilha e o pé da australiana. Ela ficou internada durante quatro dias, até conseguir se locomover sozinha.

A história, publicada no Journal of Neurology, Neurosurgery and Psyachiatry, traz enfoque para novas pesquisas, que visam a descobrir os danos na parte inferior das pernas causados pela calça apertada.

Opções para substituir a calça apertada

Se você não quer abrir mão do look, escolha versões em tecidos macios e maleáveis. A calça legging é a opção clássica, e também pode ser encontrada em versões chamadas de jeggings, que envolvem a mistura de elastano e jeans fino. 

Essas peças são uma ótima maneira de compor o visual. Macias, as calças deixam “tudo em cima” e são fáceis de combinar. As versões de cintura alta, que estão na moda, garantem uma silhueta acentuada e com curvas marcadas.

Para quem decidiu abandonar de vez o look skinny, a meia-calça é sempre uma boa saída. No inverno, os looks montados com meia e saia ou vestido estão com tudo! Aposte na escolha de cores mais escuras, como preta, cinza e marrom - elas são curingas e ficam bem com tudo.

E você, vê problemas em usar calça apertada? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
skinny
jeans
calça justa
legging

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ