Clínica Geral

21/04/2015 02:05 - Atualizado em 30/11/2016 11:06

Benefícios da água alcalina não são comprovados pela medicina

Consumo da água alcalina pode causar irritação no estômago e prejudicar a digestão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fonte de vida e reguladora do organismo, a água é tão importante para a saúde quanto uma alimentação saudável. Entretanto, devido aos altos teores de sódio na composição da água mineral, surge uma alternativa: a água alcalina.

Especula-se que ela possua funções antioxidantes, de controle de hormônios e até mesmo de prevenção do câncer. Porém, não há consenso sobre o benefício desse tipo de água, tampouco estudos científicos que comprovem que sua composição é assim tão benéfica.

Entenda o que é a água alcalina e por que é preciso ter cuidado.

agua alcalina

Do que a água alcalina é feita?

Quando apresenta potencial hidrogeniônico (pH) superior a sete, e teor de cloro e flúor extremamente reduzido, a água pode ser considerada alcalina. Para saber o pH da água que você consome, basta procurar a tabela nutricional no rótulo das águas engarrafadas.

A água alcalina pode ser bicarbonada (com bicarbonato de sódio) ou acrescida de outros minerais para alcançar um pH mais elevado. Ela pode ser obtida, ainda, por meio de filtros especiais que reduzem a quantidade dos contaminantes da água, como o cloro e flúor.

A diferença entre a água alcalina e a água mineral é que a segunda pode ser natural ou adicionada de minerais, geralmente possuindo pH abaixo de 7,5 e contendo elevadas quantidades de flúor. Pode apresentar compostos orgânicos e toxinas provenientes do plástico em que são envasadas.

Água alcalina traz benefícios?

Há diversas especulações sobre os benefícios da água alcalina, como a prevenção e o auxílio no tratamento de problemas de tireoide, de ressecamento dos cabelos e relacionados à osteoporose.

A água alcalina é apontada como um potente desintoxicante corporal, que melhora a capacidade de reflexo motor em atletas e estimula a disposição e a capacidade de memória. Isso supostamente acontece porque ela elimina metais pesados e tem maior poder de oxigenação celular.

Promotores e fabricantes da água alcalina afirmam que a dieta contemporânea, com seus excessos de gordura e açúcar, tende a tornar o sangue humano mais ácido, e que a bebida ajudaria a corrigir isso. Além disso, ela teria propriedades antioxidantes, comparáveis às de certas vitaminas.

Uma dieta enriquecida de gorduras e carboidratos gera dióxido de carbono, que tem um efeito acidificante. Porém, o corpo humano conta com mecanismos regulatórios, envolvendo principalmente a respiração e a função renal, para impedir que eventuais desequilíbrios afetem o pH do sangue, que é mantido, rigidamente, num nível um pouco alcalino, por volta de 7,4.

agua alcalina

Não há consenso entre os médicos

Há médicos que criticam o uso da água alcalina devido à adição de ânions de sódio, magnésio e cálcio sem nenhum controle ou regulamentação dos órgãos de saúde e das autoridades sanitárias.

Existem aparelhos que prometem a alcalinização da água para fins terapêuticos e medicinais. Eles são vendidos a cerca de R$ 1,5 mil, sem aprovação do Ministério da Saúde ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo os cientistas, nenhum benefício visível é acrescentado à água e nem à saúde das pessoas, pois o estado natural do estômago é ser sempre ácido. Se o ácido baixa, o estômago simplesmente bomba mais ácido clorídrico para voltar ao normal.

A água alcalina, portanto, pode perturbar o sistema digestivo, aumentando o pH do estômago e prejudicando o processo de digestão dos alimentos.

Você já tinha ouvido falar nessa novidade? Conte nos comentários! E não esqueça de continuar ligado nas dicas de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
água
pH
toxinas
detox

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ