Clínica Geral

04/05/2015 05:32 - Atualizado em 07/12/2016 01:58

Artrite ou tendinite? Conheça as causas da dor na mão

Dores nas mãos dificultam a rotina, se não forem tratadas rapidamente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia a dia, seja em casa ou no trabalho, nunca paramos de nos mexer. Qualquer coisa que impeça o movimento já nos deixa preocupados e atrasa toda a rotina, ainda mais se for uma dor na mão.

Em qualquer idade, a qualquer momento, é possível que as dores apareçam e, a partir daí, os cuidados são fundamentais para conter as lesões e seguir as tarefas tranquilamente.

Entre as principais causas de uma dor na mão, estão a artrite e a tendinite, mas também algumas síndromes e nódulos. Suas mãos ou pulsos estão doendo? Descubra de onde vem esse desconforto e saiba como é possível tratá-lo.

Causas mais comuns para a dor na mão

Tendinite

A tendinite é uma dor na mão bastante comum entre as mulheres, principalmente entre os 30 e os 50 anos. Consiste em uma irritação ou inchaço que acontece nos tendões do polegar, começando desde o pulso e se estendendo até o dedo. As dores são sentidas ao movimentar a mão, segurar um objeto ou simplesmente mexer o pulso ou os dedos.

dor na mao

Algumas pessoas podem sentir um caroço crescendo sobre a superfície da pele. Os sintomas pioram quando a mão é fechada com o polegar entre os dedos, formando uma espécie de túnel até o dedo mínimo. Em geral, a tendinite acontece em função do uso intenso da mão e dos movimentos repetitivos, como uso de computador ou trabalhos manuais.

É bastante comum o desenvolvimento da tendinite em gestantes. Em pessoas que já possuam artrites inflamatórias e doenças reumáticas, as dores também são recorrentes. O problema é tratado com uso de talas, injeção de esteroides e administração de medicamentos anti-inflamatórios. Quando as dores se tornam incapacitantes, pode ser necessária uma cirurgia.

Artrite

A artrite é uma dor na mão sentida em função de um desgaste ou rompimento. Acontece principalmente na base do polegar, em dores bem localizadas. Inicialmente, pode ser tratada com remédios anti-inflamatórios, injeções de esteroides na articulação ou uso de talas. Se o desgaste ou a parte rompida evoluírem, então uma cirurgia deve ser feita.

Nódulo ou Síndrome?

Nódulo de Heberden

Sua dor na mão surgiu juntamente com caroços na junta dos dedos ou do polegar? Em função da osteoartrite, você pode estar desenvolvendo nódulos de Heberden, pequenos pedaços de ossos que ficam proeminentes quando se deslocam para trás das juntas.

Costumam não ser dolorosos e pouco interferem na movimentação do dedo. Em geral, não é necessário um tratamento além de anti-inflamatórios.

Síndrome do Túnel Carpal

Formigamentos e dormência nas mãos são sinais da Síndrome do Túnel Carpal. Ela acontece principalmente à noite, em função do manuseio ou da empunhadura de objetos por muito tempo. É recorrente em motoristas e pessoas que trabalham em caixas de supermercado.

Alguns podem sentir as dores desde a mão até os ombros, dependendo do peso dos objetos que movimentam.

Os sintomas se manifestam porque o nervo mediano da mão é pressionado através do túnel do pulso. Os tendões que movimentam os dedos também podem apresentar dores. Geralmente, apenas uma tala é necessária para amenizar a dor, mas podem ser recomendadas injeções de esteroides no canal carpal para reduzir o inchaço.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
mãos
tendinite
esforço repetitivo
nódulos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ