Clínica Geral

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 06:06

Aproveite o Dia Nacional da Saúde para fazer um check up

Exames do check up garantem a saúde em dia e podem evitar problemas para o futuro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Brasil celebra, nesse 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde. É a data perfeita para destacar o check up como um importantíssimo instrumento da medicina para diagnosticar doenças possivelmente assintomáticas e tratá-las no seu início.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído em 1967, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de educar as pessoas quanto aos cuidados que devem tomar em relação à sua saúde. É também uma maneira de homenagear o médico brasileiro Oswaldo Cruz, falecido em 1917, cujo nascimento completa hoje 142 anos. Cruz foi um dos pioneiros no estudo das doenças tropicais e um dos profissionais mais importantes do mundo na área da biomedicina.

Check up

check up
Fazer check up de rotina pode ajudar a prevenir doenças. Foto: Shutterstock

É chamado de check up o conjunto de avaliações médicas composto por um exame clínico geral e uma série de exames complementares, de vários tipos. A expressão inglesa começou a ser utilizada a partir da década 1960, quando o programa espacial americano estava no auge e os astronautas eram avaliados com muito rigor.

Foi no final daquela década que o check up periódico passou a ser recomendado para todo tipo de pessoa – tendo ela como profissão viajar para o espaço ou não. Hoje, o check up é utilizado para descobrir e prevenir doenças, mesmo no caso de o paciente não apresentar nenhum sintoma.

E de uns anos para cá, cada vez mais os médicos estão personalizando o atendimento, levando mais em conta o histórico e estilo de vida do paciente na hora de solicitar os exames, para que eles sejam mais pontuais. Por esse motivo, recomenda-se a todos que tenham um médico familiar de confiança.

Importância

Com o resultado dos exames em mãos, o médico pode determinar ao paciente desde mudanças de hábitos (alimentares, de exercício, cortar o tabagismo, etc.) até o uso de medicamentos.

O check up pode detectar doenças graves como o câncer, que em boa parte dos casos é tratável e curável se diagnosticado nos seus estágios iniciais. Esse é o principal argumento em favor do check up periódico: o diagnóstico precoce para evitar complicações e aumentar a possibilidade de cura e tratamento.

Quando fazer o check up

O aconselhável na maioria dos casos é realizar ao menos um check up por ano. Mas isso pode depender de cada pessoa. Pacientes com quadros como hipertensão, colesterol alterado e diabetes, por exemplo, devem fazer intervalos menores entre as baterias de exames, para monitorar as enfermidades, evitando o seu agravamento.

O melhor é conversar com o seu médico e ver o que ele acha. Se já fizer alguns meses que você não vai a alguma consulta, ligue e pergunte quando ele recomenda que seja feito o próximo check up.

Quais exames

Os exames solicitados pelo médico para um check up, como dito antes, podem variar de caso para caso – gênero, idade, histórico do paciente e histórico familiar são levados em conta. Mas entre os mais requisitados estão o ecocardiograma, hemograma, creatinina, glicemia, colesterol total e fração, triglicérides, ácido úrico, urina, ferro sérico, PSA (para homens), hepatite, mamografia (para mulheres), colonoscopia, raio-X de tórax, toque retal (para homens) e outros.

De quanto em quanto tempo você realiza o seu check up? Em quais médicos você tem o hábito de ir regularmente? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua opnião.

TAGS
prevenir doenças
ir ao médico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ