Clínica Geral

29/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:08

Aprenda como tratar o nariz entupido

Incidência de nariz entupido aumenta no inverno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada do frio, aumentam ainda mais os problemas relacionados à congestão nasal, popularmente conhecida pelo estado de nariz entupido. Quer entender melhor o que é esse problema? Vamos descobrir agora.

Causas do nariz entupido

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Há quem acredite que o nariz entupido seja resultado do excesso de muco espesso. No entanto, na maioria dos casos, o nariz entupido acontece porque o revestimento dos tecidos incha, reação que se deve à inflamação dos vasos sanguíneos.

O nariz entupido é um sintoma bem comum em resfriados. Normalmente, pelo menos uma vez a cada inverno, esse incômodo acomete os brasileiros.

Desde os primeiros meses de vida do bebê, o nariz entupido pode se intrometer na saúde da criança e até interferir na amamentação. São raros, mas existem casos com problemas graves de respiração. A congestão nasal em crianças maiores e adolescentes normalmente é apenas um incômodo, contudo pode causar outras dificuldades.

A congestão nasal pode interferir inclusive nos ouvidos, audição e desenvolvimento da fala. O nariz entupido pode interferir também na qualidade do sono.

Dentre as causas do nariz entupido, normalmente originado por um vírus ou bactéria, incluem resfriado, gripe, infecção dos seios da face. Geralmente a sensação de nariz entupido desaparece sozinha em menos de uma semana.

Outras causas de nariz entupido referem-se à febre do feno ou outras alergias; ao uso de alguns sprays nasais ou gotas por mais de três dias (que podem piorar o entupimento); pólipos nasais; gravidez; e rinite vasomotora.

Como amenizar o nariz entupido

Com o intuito de evitar ou reduzir os sintomas decorrentes do nariz entupido, separamos algumas dicas para você. Lembre-se de que recorrer a um médico sempre é a medida mais recomendada, especialmente se houver outros sintomas envolvidos no quadro:

- Para tornar a respiração mais confortável você pode optar por medicamentos vendidos sem receita que podem ajudar a aliviar a sensação de nariz entupido; 

- Lembre-se de que os descongestionantes diminuem os vasos sanguíneos no revestimento do nariz. Esses remédios só aliviam o entupimento, e não são recomendados para casos de nariz escorrendo ou outros sintomas. Sprays e gotas nasais não devem ser usados por mais de três dias porque podem piorar a o nariz entupido; 

- Anti-histamínicos podem reduzir a quantidade de muco, porém, tenha cuidado porque alguns podem deixar você sonolento; 

- Fique atento ao remédio que você comprou sem prescrição médica, principalmente quanto aos ingredientes; 

- Para evitar medicar-se, você poderá escolher o uso de sprays nasais de soro suaves;

- Aumentar a umidade do ar com um vaporizador ou umidificador é uma boa dica para amenizar o desconforto resultante do nariz entupido;

- Beba muito líquido. Pode ser água, claro, mas chá quente, caldo ou canja de galinha são especialmente úteis;

- A situação do nariz entupido piora geralmente quando você deita. Por isso, procure permanecer ereto, ou pelo menos com a cabeça elevada. A dica é especialmente boa para crianças pequenas;

- Há disponíveis no mercado também fitas adesivas que podem ser colocadas sobre o nariz. Elas atuam quanto ao nariz entupido, alargando as narinas, e facilitando a respiração.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ