Clínica Geral

07/11/2014 01:34 - Atualizado em 07/12/2016 09:02

Aprenda como controlar o diabetes e ter mais saúde

Novos hábitos de vida são necessários na rotina de quem precisa controlar o diabetes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você teve confirmado o diagnóstico de diabetes mellitus e acha que terá pela frente uma vida de sofrimentos e privações, está enganado. À medida que o paciente se conscientiza sobre as mudanças que precisa adotar em seus hábitos, é perfeitamente possível controlar o diabetes, manter a glicemia estável e minimizar os efeitos da doença.

Praticar exercícios físicos regulares, administrar corretamente a medicação (quando e se necessária) e organizar uma dieta nutricional adequada, com supervisão profissional, são os principais passos. A seguir, selecionamos alguns outros, que podem ajudá-lo a compreender melhor como controlar o diabetes.

como-controlar-o-diabetes

O que é preciso para controlar o diabetes

1. Busque o equilíbrio

É vital que o diabético consuma uma quantia equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. Priorize verduras, frutas, legumes, carnes magras e grãos integrais. Evite ao máximo o abuso de doces, álcool, refrigerantes, frituras e gorduras de origem animal.

2. Crie uma rotina de cuidados

Um passo fundamental para entender como controlar o diabetes é saber que seu tratamento se fundamenta em rotinas. Estabeleça horários fixos para as refeições, distribuindo-as em 5 ou 6 porções ao longo do dia. Depois, cumpra rigorosamente esse cronograma.

Intercale frutas ou lanches saudáveis entre as três principais refeições, mas não pule nenhuma delas. A constância e o regramento são decisivos para o controle glicêmico.

3. Mantenha-se no peso ideal

Sua luta constante é pela manutenção de um peso saudável. Mas fuja das dietas mágicas.
 A perda progressiva de apenas 5% ou 10% do peso pode reduzir consideravelmente o risco de complicações sintomáticas do diabetes tipo 2 e até dispensar a medicação em alguns casos.

4. Dê preferência aos vegetais

Consuma a maior variedade possível de verduras, legumes e frutas, mas priorize aqueles de coloração intensa, como os verde-escuros e amarelos.

5. Valorize as fibras

Fibras são componentes dos alimentos que ajudam na função digestiva, colaborando para reduzir o colesterol e manter o nível glimêmico inalterado.
Elas são encontradas nos vegetais e também no feijão, nos cereais (arroz e pão integral) e farinhas (aveia, trigo) integrais.

6. Evite o açúcar

Simplesmente não há como controlar o diabetes se você não “ficar de mal” com alimentos açucarados, como doces, refrigerantes e guloseimas. Lembre-se que o resultado do tratamento depende de manter distância desses produtos.

7. Restrinja o sal

Com excesso de sal também não há como controlar o diabetes. Para garantir o equilíbrio glicêmico, é preciso evitar o sódio em todas as suas formas, optando por temperar a comida com ervas como salsa, coentro, cebolinha, orégano ou limão.


8. Fuja de alimentos gordurosos

Diminuir o consumo de gordura ao máximo é outro fundamento básico para manter o diabetes sob controle. Além de elevar o nível glicêmico, os ácidos graxos geram obesidade, pressão alta, aumento de colesterol, doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer.


diabetes

Tecnologia aliada para controlar o diabetes

Recente estudo divulgado pelo Centro para Diabetes e Saúde da Alemanha demonstrou que jogos eletrônicos que exigem movimentação podem ajudar diabéticos do tipo 2 a controlar sua glicemia.

O teste recrutou 220 portadores da doença e solicitou que metade jogasse “Fit Plus”, do console Nintendo Wii. O resultado foi surpreendente: os participantes não apenas perderam peso, mas também reduziram o nível de glicose no sangue.

A seguir, o outro grupo repetiu a rotina de jogos e também alcançou benefícios equivalentes, relatando inclusive melhorias na qualidade de vida e bem-estar.

Os responsáveis pelo estudo acreditam que o apelo lúdico dos jogos pode contribuir para uma nova alternativa para controlar o diabetes, pois pode reduzir a resistência de pessoas que se sentem pouco estimuladas à prática desportiva.

Agora que você já sabe mais sobre a doença, que tal viver melhor com alguns cuidados no diabetes? Não esqueça de deixar um comentário e acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
diabetes
tipos de diabetes
controle do diabetes
prevenção do diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ