Clínica Geral

11/08/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 02:08

Aprenda a identificar doenças cardíacas a partir de 5 sintomas

Tontura, desmaio e dor no peito estão entre os sinais das doenças cardíacas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As doenças cardíacas são a principal causa de morte natural no mundo inteiro. Para não fazer parte dessa estatística, saiba como proteger o seu coração de eventuais problemas identificando 5 sintomas muito frequentes em pessoas que sofrem deste mal.

Sintomas das doenças cardíacas

Confira abaixo os sinais de risco:

Doenças cardíacas
Arte sobre foto: Shutterstock

Desvendando os sinais das doenças cardíacas

Veja como lidar com cada um dos sintomas:

Desmaio e tontura

Na maioria das vezes, costumamos achar que sentir uma leve tontura ou até mesmo chegar a desmaiar seja consequência do calor ou de uma má alimentação. Mas é bom ter cuidado, pois esses podem ser sintomas de doenças cardíacas.

Podem ser causados por uma queda brusca da pressão arterial, o que acarreta na diminuição do fluxo de sangue para o cérebro e altera a frequência dos batimentos do coração. Entretanto, existe a possibilidade de eles serem causados por problemas como o estreitamento da válvula aórtica que acaba dificultando a passagem de sangue para o coração. Caso você venha a sentir tonturas, em muitas situações é aconselhável à procura de um médico para que seja feito um diagnóstico mais preciso acerca da situação.

Coração palpitante

Entre as doenças cardíacas que podem ser encontradas em seu organismo por meio de sintomas corriqueiros está a arritmia cardíaca. É claro que muitas vezes sentimos o nosso coração bater como se fosse sair pela boca em situações de fortes emoções e estresse.

Nesses casos, o sintoma desaparece rapidamente e pode ser considerado normal. Porém, se você notar que as palpitações não acabam logo após este tipo de situação, pode ser necessário que você faça alguns exames médicos. O quadro pode apresentar doenças isquêmicas do coração, e caso se torne muito frequente existe o risco de apresentar problemas muito graves como falência cardíaca e fibrilação.

Dor forte no peito pode ser sintoma de infarto

O infarto agudo do miocárdio é a mais conhecida entre todas as doenças cardíacas e pode levar o paciente ao óbito em poucos minutos. Um dos principais sintomas que precede um infarto é uma forte dor no peito que se estende por mais de 20 minutos.

Doenças cardíacas
Forte dor no peito é um dos sintomas do infarto. Foto: Shutterstock

Ela pode estar sinalizando que os vasos do coração estão sendo obstruídos, normalmente por placas de gordura. A forte dor é causada pela falta de oxigenação do tecido cardíaco. Chame socorro ou vá até um hospital imediatamente caso isso ocorra. Cada minuto pode ser importante para salvar uma vida nestes casos.

Cansaço exagerado e falta de fôlego

A falta de fôlego ao fazer pequenos esforços, como subir uma escada, pode ser sinal de doenças cardíacas. É normal que pessoas sedentárias ou com sobrepeso sintam este tipo de dificuldade, mas ela pode ser um aviso de que o coração não está conseguindo bombear a quantidade suficiente de sangue.

Fortes dores nas pernas

A dor nas pernas seja ao caminhar, correr ou fazer qualquer outro tipo de esforço pode indicar que você possua uma doença arterial periférica. Quem possui esse tipo de doença cardíaca corre mais riscos de sofrer um infarto ou AVC, por exemplo.

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre tabagismo

AVC causa uma morte a cada 6 segundos

Perguntas e respostas sobre diabetes

Como identificar os sintomas de esclerose múltipla

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ