Clínica Geral

16/05/2015 03:28 - Atualizado em 26/11/2016 01:14

Aprenda 5 formas de aumentar a imunidade

Proteja o corpo com hábitos saudáveis e garanta mais saúde para o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Vida agitada, má alimentação, sedentarismo e outros motivos são responsáveis pela diminuição das defesas do organismo. Isso significa que o corpo estará mais vulnerável a bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Para prevenir doenças e manter a saúde em dia, é preciso sempre buscar aumentar a imunidade.

O inverno, em especial, é quando estamos mais sujeitos a gripes e resfriados. É preciso reforçar o sistema imunológico para se manter mais saudável nos dias de temperaturas baixas. Para isso, algumas atitudes podem contribuir para essa melhora, garantindo dias mais tranquilos. Confira as dicas.

aumentar a imunidade

Como aumentar a imunidade

1. Alimente-se bem

O sistema imunológico possui células e anticorpos responsáveis por manter a saúde em boas condições. Eles estão em constante renovação e precisam de vitaminas e nutrientes para garantir sua força na hora de combater diversas infecções e doenças.

Proteínas, lipídeos e carboidratos são fundamentais para aumentar a imunidade, portanto inclua frutas, verduras e legumes no seu cardápio diário. As frutas cítricas, em especial - como laranja, limão e acerola - são ricas em vitamina C e têm propriedades anti-inflamatórias, reforçando as defesas do corpo e ajudando a prevenir uma série de doenças.

O gengibre também é um importante aliado, quando o objetivo é aumentar a imunidade. Ele auxilia nas defesas do organismo e tem ação bactericida. Aposte nos chás e sucos com esse produto.

2. Pratique exercícios físicos

Ter uma vida saudável também significa praticar atividades físicas. Um estilo de vida sedentário contribui para a redução da imunidade. Movimentar-se, então, é adicionar mais saúde à rotina. Mas lembre-se que é preciso dosar e buscar uma atividade que se encaixe nas suas limitações. Fique atento aos excessos para encontrar o equilíbrio que seu corpo precisa.

3. Livre-se do estresse

A tensão do trabalho, dos estudos ou de problemas familiares também influencia o sistema imunológico. Por isso, aposte em um dia a dia mais tranquilo. Se o estresse é constante, uma atividade física poderá ser uma opção para relaxar.

4. Durma bem

Seu corpo precisa de descanso para manter a saúde. Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento do organismo. A privação do sono auxilia na baixa das defesas, deixando o seu corpo vulnerável a doenças e infecções. Para aumentar a imunidade, programe-se para oito horas de sono diárias.

5. Beba muita água

Ela contribui para a renovação celular e lubrifica o organismo, sendo uma poderosa aliada para aumentar a imunidade. Procure consumir dois litros de água por dia. Para não ter desculpa que esqueceu, deixe uma garrafa d'água na mesa de trabalho, no carro ou na bolsa.

aumentar a imunidade

Cuidados básicos para melhorar o sistema imunológico

Além de alimentos ricos em vitaminas e de uma rotina mais tranquila, alguns hábitos muito simples contribuem para aumentar a imunidade. Atitudes como lavar as mãos com frequência podem ajudar a manter o organismo saudável e garantir o seu bom funcionamento.

Lembre-se que estamos expostos a bactérias e vírus durante todo o dia, até mesmo dentro de casa, então a higiene básica é muito importante. Além disso, não esqueça de sempre lavar os alimentos, livrando-se de impurezas diversas.

Com essas dicas, você garante mais saúde para o seu dia a dia e fique livre de várias doenças. É difícil? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais sobre saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sistema imunológico
alimentação
exercícios físicos
vida saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ