Clínica Geral

06/03/2016 12:00 - Atualizado em 09/12/2016 09:59

Anemia pode virar leucemia: Verdade ou mito?

Em alguns casos, o sintoma da doença pode ser confundido com a causa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aparência pálida, fraqueza no corpo e preguiça. Esses são os sintomas clássicos da anemia, quadro em que a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. Quando isolada, a condição não costuma ser grave, mas muita gente teme esses sintomas porque pensa que anemia pode virar leucemia. É verdade?

A resposta curta é: não, ela nunca é a causa da leucemia, mas, muitas vezes, o seu sintoma. A origem da confusão está aí. Entre as consequências do quadro de leucemia, também há a diminuição da hemoglobina no sangue, mas isso não quer dizer que anemia pode virar leucemia. Entenda por quê.

anemia pode virar leucemia? braço com exame de sangue

Anemia e leucemia

A anemia acomete principalmente crianças de até 2 anos e mulheres grávidas, em período menstrual ou que estejam amamentando. Porém, pode acontecer com qualquer pessoa. Ela é causada por uma insuficiência de ferro, cobre, proteínas e vitaminas do complexo B no organismo, geralmente devido a uma má alimentação.

O resultado disso é, como já dito, menos hemoglobina circulando no sangue. Trata-se de uma proteína cuja função principal é transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos. É essa oxigenação que nos dá energia e, quando ela é prejudicada, vem aquela sensação de moleza e apatia que caracterizam uma pessoa anêmica.

Já a leucemia é uma doença grave. Ela é um tipo de câncer que atinge os leucócitos, caracterizando-se pelo acúmulo de células anormais na medula óssea. Leucócitos, os glóbulos brancos, são células do nosso sistema imunológico, que servem para nos proteger de doenças causadas por micro-organismos invasores.

A medula óssea de uma pessoa com leucemia começa a produzir leucócitos defeituosos, que não cumprem o seu papel de combater infecções. Pelo contrário: eles prejudicam ou impedem a produção dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos saudáveis e das plaquetas. Isso tudo causa uma série de complicações, e o risco de vida é considerável.

Nos últimos anos, houve muito progresso na eficácia do tratamento, com a associação de coquetel de medicamentos, controle das infecções e, em alguns casos, transplante de medula óssea.

Anemia pode virar leucemia? Não!

Pode acontecer de uma pessoa ser diagnosticada com anemia e depois descobrir que tem leucemia. Contudo, a causa do câncer no sangue é um problema na produção de glóbulos brancos pela medula óssea, enquanto a causa da anemia é uma deficiência de ferro e de outros nutrientes.

Portanto, se alguém diz que anemia pode virar leucemia, está afirmando que a causa primeira do câncer é essa deficiência alimentar, o que está incorreto. Não se sabe o que causa a disfunção na medula, mas, sim, que não há relação com as causas da anemia.

Tirou as suas dúvidas? Se restou alguma questão, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não se esqueça de compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais e de conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hemoglobina
leucócitos
ferro
medula óssea

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ